Vidroplano
Vidroplano

Novidades na colagem estrutural de vidros

22/11/2018 - 10h00

Duas normas técnicas passarão por revisão coordenada pela Comissão de Estudos Especial de Esquadrias (CEE-191), com participação da Abravidro: NBR 15.737 — Perfis de alumínio e suas ligas com acabamento superficial – Colagem de vidros com selante estrutural e NBR 15.919 — Perfis de alumínio e suas ligas com acabamento superficial – Colagem de vidros com fita dupla face estrutural de espuma acrílica para construção civil. Os dois textos estão sendo trabalhados simultaneamente. O objetivo, além de atualizar os conteúdos, é trazer uniformidade ao conteúdo em relação aos ensaios e requisitos para ambas as formas de colagem.

Mudanças à vista
Muitas alterações serão realizadas nessas normas, incluindo os nomes delas, os quais devem ser escolhidos mais para o final do processo de revisão. “Uma das principais novidades está na ampliação de seu escopo: elas não apenas tratarão da colagem de vidros, mas também da colagem de outros elementos de fechamento utilizados em fachadas, como painéis metálicos e revestimentos cerâmicos, entre outros”, revela a analista de Normalização da Abravidro, Clélia Bassetto.

O texto ficará mais completo, pois vai passar a incluir detalhes do processo de colagem e também dos ensaios, como, por exemplo, o de compatibilidade do selante com o perfil e o substrato — o objetivo é enfatizar a importância dos processos para a segurança da aplicação. “Outro ponto discutido atualmente é o requisito para painéis pintados ou anodizados, a fim de garantir a adesão tanto do silicone como da fita dupla face aos perfis”, comenta Clélia. Também foi ampliada a abordagem da limpeza dos perfis e demais cuidados para a selagem ser feita corretamente.

Ainda sobre nosso material, serão incluídos requisitos específicos para vidros de controle solar e insulados, principalmente em relação ao cálculo do “bite” do selante secundário em aplicações de sistemas pele de vidro.

Norma em consulta nacional
A NBR 14925 — Elementos construtivos envidraçados resistentes ao fogo para compartimentação, sobre vidros resistentes ao fogo, passou por revisão e agora entra em consulta nacional no site da ABNT até o dia 7 de janeiro de 2019. Para ter acesso ao texto e enviar considerações, é necessário um cadastro simples pelo link www.abntonline.com.br/consultanacional. Para quem já possui cadastro, basta acessar a página e entrar com login e senha.

Este texto foi originalmente publicado na edição 551 (novembro de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters