Vidroplano
Vidroplano


Quer trabalhar com vidros de grandes dimensões? Então veja nossas dicas

08/03/2019 - 11h07

São necessárias várias peças de vidro para uma obra envidraçada? Não necessariamente. Hoje, vidros de grandes dimensões, alguns com cerca de 6 m de altura — conhecidos no Brasil como jumbo — já compõem a estrutura dos mais variados projetos de grande visibilidade. Logo, quem não se atentar aos cuidados especiais para o manuseio e a fixação desses vidros, acaba perdendo boas oportunidades de negócios. Por isso, não deixe de seguir estas dicas!

- Atenção ao estoque: proteja seu lucro!

Vidros-Jumbo-2

Antes da instalação, deixe as peças acondicionadas cuidadosamente. Para isso, dispor de um espaço amplo é fundamental. A área deve ser isolada, com trânsito restrito de pessoas e as portas devem estar sempre fechadas, uma vez que o vento pode causar o deslocamento do vidro tanto no cavalete como no manuseio do balancim.

- Pesados demais para pessoas!

jumbo

Depois de produzido, a próxima dificuldade é o transporte: por isso, vidros de grandes dimensões não podem ser manuseados diretamente pelos funcionários.

No descarregamento ou na instalação, use maquinários como guindastes, empilhadeiras ou muncks (braços mecânicos acoplados a caminhões) com ventosas especiais. Também existem empresas especializadas no transporte e manuseio desses tipos de vidro que fazem uso de caminhões especiais.

- Para soltar só na hora certa!

vidros-jumbo-3

As máquinas com ventosas ideais para o manuseio são aquelas com bombas duplas de sucção, linha de pressurização em paralelo, amortecedores e sistema de regulagem dos braços.

- Segurança no trabalho!

Vidros-Jumbo-7

Certifique-se de que os trabalhadores envolvidos na instalação das peças estejam usando os EPIs adequados, como capacete, luvas, botas e óculos de segurança. Para trabalhos em altura, cintos de segurança com prendedores também são obrigatórios.

- Ferragens especiais para projetos especiais!

vidros-jumbo

As medidas de juntas e ferragens devem ser avaliadas em cada projeto, considerando as dimensões e o peso não só do vidro, mas das demais cargas adicionais.

- Atenção com os números!

vidros-jumbo-8
O cálculo da junta para colagem estrutural do vidro deve seguir a norma NBR 15737 — Perfis de alumínio e suas ligas com acabamento superficial – Colagem de vidros com selante estrutural.

São considerados a pressão do vento, localização da obra, altura da edificação, dimensões, espessuras e tipos de vidro, entre outros fatores. Além disso, a espessura da junta precisa permitir a absorção das deformações causadas pelos movimentos naturais entre o vidro e o perfil.

Projetos pelo mundo

Tendência fora e dentro do País, as placas de grandes dimensões estão presentes nos mais variados projetos. É um segmento que tem grande potencial de crescimento.

Conheça algumas instalações:

Apple-1

Todo o entorno do prédio de uma das sedes da Apple, na Califórnia, é de grandes painéis planos e curvos de vidro.

Museu-Van-Gogh-2.

O Museu Van Gogh, em Amsterdã, na Holanda, proporciona uma experiência única aos seus visitantes. Isso, não só por seu acervo, mas por ter em sua construção grandes chapas de vidro como protagonista, criando uma entrada imponente.

Casa-a-beira-mar-3

Enquanto a frente desta casa à beira-mar, na ilha de IJburg, também em Amsterdã, é revestida de painéis de alumínio, a parte traseira contém grandes chapas de vidro para que os moradores possam observar o pôr do sol.

jk-iguatemi

Peças de grandes dimensões também podem ser vistas na fachada e em outras áreas do shopping JK Iguatemi, em São Paulo.

Leia também:
Como vimos, os vidros de grandes dimensões proporcionam novas possibilidades na arquitetura, mas quem pensa em trabalhar com eles precisa se preparar para a tarefa. Veja como nesta matéria. E para saber mais dicas de instalação, leia a reportagem da edição n° 530 de O Vidroplano!



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters