Vidroplano
Vidroplano

Vem aí a norma sobre termoendurecidos

21/03/2019 - 09h45

O termoendurecido, assim como o temperado, é um vidro tratado termicamente para adquirir resistência mecânica superior à do float comum — por volta de duas a duas vezes e meia maior, número variável de acordo com a espessura. Além disso, os dois tipos também precisam passar pelos processos de pré-processamento (corte, lapidação, furação, lavagem etc.) antes de irem ao forno.

No entanto, a semelhança acaba por aí. Diferente do temperado, o termoendurecido não pode ser considerado vidro de segurança, sendo normalmente utilizado na composição de laminados ou insulados. Por isso, o Comitê Brasileiros de Vidros Planos (ABNT/CB-37), órgão sediado na Abravidro e responsável pela confecção das normas vidreiras, trabalha na produção de um texto para criar parâmetros para esse produto, ainda pouco aplicado em nosso país.

Reuniões a todo vapor

Baseada no documento europeu EN 1863, publicado em 2011, a versão brasileira abordará as tolerâncias aceitáveis em relação às características físicas das peças, incluindo:

– Tolerâncias dimensionais;

– Empenamento local e total;

Edge kink (elevação de bordas), efeito típico de vidros termicamente tratados em fornos horizontais.

Outro assunto relevante que constará na norma é o ensaio de fragmentação. O temperado, quando quebrado, divide-se em pequenos pedaços arredondados e pouco cortantes, garantindo maior segurança para o usuário. O termoendurecido, por sua vez, tende a se fragmentar em pedaços maiores, mais parecidos com os do float, embora existam algumas características que determinam a qualidade do processo.

A comissão de estudos que cuida desse projeto estuda ainda incluir a questão dos defeitos visuais que podem surgir após o tratamento térmico, requisito não abordado pela norma EN.

Participe da próxima reunião!

No dia 10 de abril, das 16h às 18h, a sede da Abravidro, em São Paulo, receberá o próximo encontro da comissão. Se você não estiver na cidade, não tem problema: a participação remota pela Internet estará disponível.

– Envie um e-mail para cb37@abnt.org.br dizendo que tem interesse em fazer parte das reuniões;

– Você receberá um convite com um link para acesso à ferramenta para participação remota;

– Faça o download da ferramenta e certifique-se de que seu computador tenha câmera, microfone, caixas de som e Internet de banda larga de qualidade.

Este texto foi originalmente publicado na edição 555 (março de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters