Vidroplano
Vidroplano

Série Conexão Glass promove segundo webinar

15/12/2020 - 10h50

No 2º webinar da série Conexão Glass, realizado pela NürnbergMesse Brasil (NMB) no dia 26 de novembro, o tema abordado foi Tecnologia: desafios e perspectivas para o futuro do setor de máquinas. A iniciativa da NMB tem o objetivo de discutir diversos tópicos que serão explorados na próxima edição da Glass South America, principal feira vidreira da América Latina. Os encontros online são realizados mensalmente até a data da mostra, de 1 a 4 de setembro de 2021.

 

Recuperação acima do esperado
Os convidados da edição de novembro foram Gabriel Alves de Andrade, diretor da Agmaq, e Yveraldo Gusmão, diretor da GR Gusmão. Alexandre Brown, head de Portfólio da NürnbergMesse Brasil, e Paula Bosqueiro, coordenadora de Marketing da empresa, mediaram a conversa.

Ao analisar o impacto da pandemia sobre os fabricantes de maquinários, os convidados apontaram a retomada inesperada desse segmento. Para Andrade, nem o analista mais otimista esperaria o cenário observado no Brasil. Como exemplo, citou que, embora a Agmaq tenha sofrido redução de quase 20% na quantidade de funcionários no começo da quarentena, a empresa conseguiu recompor e até aumentar esse quadro nos meses posteriores.

A opinião foi compartilhada por Gusmão. Hoje, disse o executivo, o mercado está com uma retomada tão quente que a pandemia parece ter sido deixada para trás. Apesar disso, ressaltou que todos os cuidados com a saúde e segurança de seus colaboradores não foram e não podem ser deixados de lado.

glass-south-america2

 

Com relação aos desafios vividos por nosso setor, segundo Andrade, faltam produtos para serem comprados – no caso, o próprio vidro plano. Dessa forma, ele considera importante a atuação da Abravidro junto às usinas de base para assegurar a normalização do abastecimento. Por sua vez, Gusmão comentou que faltam também algumas matérias-primas para a fabricação de maquinários e equipamentos – aliás, a indústria como um todo sofre com essa escassez. Além disso, alguns clientes ainda estão aguardando o mercado regularizar-se antes de voltar a investir nele.

Avanço tecnológico
Um item apontado por Andrade a respeito da alta instabilidade do dólar: apesar de trazer efeito negativo para o Brasil, permitiu que a indústria nacional se tornasse mais competitiva aos olhos dos compradores. Outro elemento que beneficiou esse segmento foi a maior facilidade no acesso a linhas de crédito e financiamento apresentada durante a pandemia.

Os convidados do webinar também destacaram a área de tecnologia das empresas brasileiras. “Há uns vinte anos, estávamos bastante defasados, mas hoje já temos conhecimento de ponta para competir de igual para igual com o resto do mundo”, afirmou o diretor da Agmaq, enfatizando que sua empresa atualmente exporta equipamento para 11 países. Gusmão comentou que, após observar uma brecha desatendida no mercado interno, sua empresa aproveitou o período para investir no desenvolvimento de equipamentos de automação que possam suprir essa demanda.

glass-south-america3

 

Expectativas para a Glass 2021
Os dois profissionais mostraram-se bastante ansiosos e otimistas a respeito da edição de 2021 da Glass South America. A Agmaq, participante da Glass há 20 anos, avalia que a feira tem um papel fundamental para os fabricantes de máquinas no Brasil. Para Gusmão, a retomada das exposições vidreiras é muito importante e a Glass ajuda a demonstrar a constante evolução do mercado. “Hoje, a feira já é um espaço de qualidade mundial, muito próxima da Glasstec”, afirmou.

Ambas as empresas já preparam novidades para seus estandes. A GR Gusmão, representante de fabricantes internacionais como Schiatti Angelo e Triulzi, pretende mostrar também seu trabalho como produtora de equipamentos de automação. Por sua vez, a Agmaq anunciou uma série de lançamentos, incluindo linhas de furação inteligentes e outros produtos incorporados à Indústria 4.0.

Este texto foi originalmente publicado na edição 576 (dezembro de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters