Vidroplano
Vidroplano

Conheça mais sobre as cortinas-rolo

19/03/2021 - 10h41

Como apontamos na reportagem de capa desta edição, o envidraçamento de sacadas é um dos sistemas mais instalados no Brasil envolvendo nosso material – talvez sua vidraçaria até já trabalhe com ele. Nesse caso, a venda e instalação desse produto em conjunto com as cortinas-rolo podem ser uma oportunidade de mercado bastante interessante para explorar.

Conheça a seguir um pouco mais sobre essas peças, saiba como escolher a melhor opção para atender a necessidade do seu cliente e os pontos que precisam ser observados antes de decidir se elas podem ser usadas com o seu envidraçamento de sacada ou não.

 

Um produto, várias funções
A cortina-rolo é um modelo que sobe e desce em um sistema tubular, na horizontal. Ela pode ser instalada em áreas como janelas ou envidraçamentos de ambientes e tem em sua base uma barra de alumínio que possibilita que o tecido se mantenha esticado. Gisele Muniz, proprietária e CEO da Everart, acrescenta que a movimentação do sistema pode ser feita por meio de um mecanismo de acionamento manual ou motorizado, ou mesmo ser conectada a sistemas de automatização.

 

vidraçaria2

 

A forma como a cortina é acionada não é o único aspecto em que o produto oferece diferentes possibilidades. “O que diferencia uma da outra é o tipo de tecido escolhido e a trama que compõe esse tecido — é essa trama que define a quantidade de luz que entra ou não no ambiente”, explica Claudio Mansur, diretor-comercial da Divisão América Latina da Casa Mansur. “As opções de tecido podem variar entre blackout ou translúcidos [isto é, bloqueando ou permitindo a passagem de luz para dentro do local], conforme a necessidade do espaço, seja para proteger, seja para decorar.”

 

Atenção na escolha da cortina-rolo: dependendo do tecido do sistema, o produto pode permitir ou barrar a entrada de luz no ambiente

Atenção na escolha da cortina-rolo: dependendo do tecido do sistema,
o produto pode permitir ou barrar a entrada de luz no ambiente

 

“Com os diferentes tecidos que pode ter, a cortina-rolo é um produto que oferece muitas possibilidades para decorar os mais diversos ambientes”, destaca Gisele. “Além disso, ela é eficiente no controle de luz e contribui para a climatização do local, sem contar que dá privacidade para o usuário”. Outra vantagem é indicada por Mansur: “Ela bloqueia os raios solares, protegendo os móveis e a pele de quem está presente no espaço”.

O mercado já conta com opções desenvolvidas especificamente para esse último benefício: trata-se da cortina-rolo tela solar. “Atualmente, é o modelo mais usado para proteção dos ambientes, pois, além de ser muito funcional e eficiente no bloqueio dos raios ultravioleta, também contribui para a diminuição da temperatura interna no local”, comenta Fabiana Ferraz Albornoz, gerente-administrativa da Fênix Envidraçamento.

Segundo Fabiana, as telas solares podem ter três fatores de abertura:

– 1%: tem a trama do tecido mais fechada, ou seja, é maior a proteção solar e pouca a visibilidade para a área externa;

– 3%: a trama fica em estado intermediário, com visibilidade parcial;

– 5%: tem a trama mais aberta, com mais visibilidade para o exterior.

 

Venda conjunta
O uso do envidraçamento de sacada em conjunto com a cortina-rolo é bastante interessante. Cláudio Mansur explica: “O envidraçamento vem para proteger a área e garantir que ela seja bem aproveitada em todas as estações do ano. As cortinas complementam esse bom aproveitamento do espaço, visto que protegem tudo e trazem mais elegância ao projeto”. Assim, a venda conjunta dos dois sistemas acaba agregando valor – tanto para o vidraceiro como para o usuário final. Gisele Muniz, da Everart, observa que a margem de lucro do produto é maior do que as praticadas no ramo vidreiro. Mansur incentiva ainda mais a aquisição do conjunto: “As cortinas complementam a boa funcionalidade do envidraçamento; ter os dois à mão na mesma empresa faz com que o cliente não precise procurar por fornecedores diferentes”. Ou seja, todos saem ganhando.

 

Combinação do envidraçamento de sacada com a cortina-rolo pode contribuir para aproveitamento do espaço e deixá-lo mais elegante

Combinação do envidraçamento de sacada com a cortina-rolo pode contribuir
para aproveitamento do espaço e deixá-lo mais elegante

 

Antecipando e prevenindo problemas
Antes de fechar a venda dos dois produtos para o consumidor, o vidraceiro precisa estar por dentro do projeto – em certos casos, ajustes devem ser feitos na obra para que ambos possam ser instalados. Sobre isso, Gisele recomenda: “Como há ocasiões em que não temos espaços entre a fixação do sistema de envidraçamento de sacada na alvenaria, é necessário instalar o sistema de cortinas de forma que ela enrole e desenrole e transite para o lado, de modo a propiciar a abertura da sacada”.

Há pontos que devem ser levados em consideração antes de se fechar o projeto final. Por exemplo, é necessário avaliar no local se o vão tem altura suficiente para receber as cortinas. “Caso não tenha, resolvemos isso com a adição de um tubo no mesmo acabamento do envidraçamento, possibilitando assim que as cortinas funcionem corretamente”, explica Mansur. Outros itens importantes e necessários citados por ele são o pino-guia, caso a sacada seja curva, e a motorização ou automação do sistema.

 

Conhecer o espaço em que o envidraçamento de sacada e a cortina-rolo serão instalados é fundamental para identificar se serão necessários ajustes

Conhecer o espaço em que o envidraçamento de sacada e a cortina-rolo serão instalados é fundamental para identificar se serão necessários ajustes

 

Como se instala uma cortina-rolo?
Fabiana Albornoz, da Fênix Envidraçamento, explica. “A primeira coisa a fazer é conferir se todos os componentes do produto estão de acordo. Ao abrir a embalagem, o instalador deve separar peças e acessórios, testar o encaixe e ler as instruções.”

Isso feito, siga passo a passo estas instruções:

1. Marque os locais de furação após a medição com a cortina;

2. Perfure a superfície;

3. Fixe as presilhas;

4. Encaixe a cortina-rolo.

Mansur ressalta o que o vidraceiro deve sempre avaliar:

– Se a alvenaria ou o gesso estão reforçados para receber as cortinas;

– Se os pontos de fixação serão no teto ou na parede;

– Se esses mesmos pontos estarão dentro de um cortineiro ou não;

– Qual a quantidade de painéis a serem cobertos pelas cortinas-rolo;

– Se a configuração de instalação é transpassada ou lado a lado.

 

Conservando o produto
O trabalho da sua equipe no fornecimento da cortina-rolo ao cliente pode terminar na instalação, mas uma boa empresa não pode deixar de ensinar a ele os cuidados no uso do sistema, certo? Por isso, Fabiana Albornoz orienta: “é sempre importante inteirar-se sobre as orientações do fabricante em relação a manuseio, higienização e cuidados específicos a fim de aumentar a vida útil da cortina”.

 

sacada4

 

Gisele Muniz tem um conselho essencial para o instalador compartilhar com seu cliente. “Quando a cortina-rolo estiver abaixada, o ideal é que as janelas estejam fechadas, pois, com o vento e devido à leveza do tecido, a peça tende a desequalizar – ou seja, pode movimentar na base de estrutura tubular e começar a subir torta”. Isso danifica as laterais dos tecidos, ocasionando o cancelamento da garantia e até a classificação de mau uso. “Mas poucos alertam o consumidor sobre essa característica e possibilidade”, lamenta Gisele.

Em relação à limpeza dos tecidos, Mansur alerta que não se deve usar objetos ásperos, abrasivos ou cortantes para essa tarefa. Os usuários da cortina-rolo também precisam ter cuidado para não manuseá-la com força ou puxar o cordão de acionamento para os lados. Fabiana chama atenção para a necessidade de higienização do produto a cada dois anos. Mansur, por sua vez, recomenda que as cortinas passem por uma vistoria preventiva ao menos uma vez por ano.

Este texto foi originalmente publicado na edição 579 (março de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters