Vidroplano
Vidroplano

A melhor amiga do vidraceiro

20/02/2017 - 10h49

Os trabalhos da comissão de estudos que tem o objetivo de criar a norma voltada para vidraceiros começaram no meio do ano passado. As reuniões mensais contam com a participação de vidraceiros, processadores, instrutores de cursos (inclusive do Senai), além de outros profissionais. Mas vale ressaltar: maior presença do vidraceiro é de suma importância para esse trabalho, pois serão definidos todos os parâmetros e requisitos que irão qualificar essa profissão, fazendo com que ele exerça seu trabalho com qualidade e segurança.

Construção do conteúdo
No momento, estamos na fase de estruturação da norma. Ou seja, definindo o tipo de conteúdo que ela terá. Ainda serão feitas muitas reuniões e debates nesse sentido, de forma a gerar os requisitos básicos necessários para que o vidraceiro possa entregar produtos de excelência aos clientes.

A ideia é não tornar o texto muito longo. Porém, não vamos deixar de dar enfoque às normas técnicas já existentes relacionadas ao vidro e à segurança do trabalho. Estamos levando em conta a criação de “categorias” ou “especialidades”, uma vez que existem tipos diferentes de instalações e trabalhos exercidos pelo vidraceiro, com graus de dificuldade variados e necessidade de conhecimentos técnicos específicos.

Acredito que essa norma será um divisor de águas em nosso mercado. A partir da sua publicação, teremos o fim da presença de curiosos que se passam por profissionais, colocando em risco milhares de usuários. Assim, essas pessoas não vão conseguir atender os requisitos da profissão. Elas são responsáveis por destruir anos de estudos dedicados pelas fábricas para o desenvolvimento e lançamento de novos produtos, além de depor contra os bons vidraceiros. Com esse trabalho, será possível elevar o vidraceiro ao patamar que ele merece, nivelando todo o setor por cima.

Vamos participar!
Gostaríamos que mais vidraceiros participassem das reuniões. Por isso, fica o convite a todos. Se não for possível ir aos encontros, envie e-mail para cb37@abnt.org.br com sugestões para serem debatidas. Quem participar desse processo com certeza sairá na frente da concorrência quando o documento for publicado pela ABNT.

Próximas reuniões!
21 de março, às 9 horas
Senai Tatuapé
Rua Teixeira de Melo, 106
São Paulo

22 de março, às 9 horas
Senai Tatuapé
Rua Teixeira de Melo, 106
São Paulo

18 de abril, às 9 horas
Sede da Abravidro
Avenida Francisco Matarazzo,
1.752, sala 615 – São Paulo

16 de maio, às 9 horas
Sede da Abravidro
Avenida Francisco Matarazzo,
1.752, sala 615 – São Paulo

Para confirmar datas e locais, acesse www.abravidro.org.br/normas-tecnicas/agenda-de-reunioes

franciscoFrancisco Marin, coordenador da comissão de estudos

 

Fale com eles!
Abravidro — Tel. (11) 3873-9908 e cb37@abnt.org.br
ABNT — www.abnt.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 530 (fevereiro de 2017) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters