Vidroplano
Vidroplano

A revolução invisível

05/05/2023 - 11h42

Chips são fundamentais no mundo tecnológico de hoje: eles têm função essencial para fazer funcionar aparelhos eletrônicos, a Internet, datacenters, maquinários com conceitos de integração da Indústria 4.0 e tudo mais que faz nossas vidas andarem para frente. Todo chip é feito de semicondutores, uma classe de materiais capazes de conduzir correntes elétricas. E o vidro está entrando nesse setor para revolucionar esses itens.

Feitos de placas de circuito impresso e interposições de silício, os semicondutores começam a ser fabricados com nosso material. A Schott, por exemplo, desenvolveu o Flexinity Connect, vidro estruturado ultrafino voltado especialmente para a produção dos produtos. Estudos mostram que uma placa de circuito de vidro pode melhorar o desempenho e reduzir a latência do sinal dos chips. Além de reduzir seu tamanho, ainda diminui a carga térmica da embalagem, oferecendo maior confiabilidade na transmissão de informações.

Portanto, caso não tenha ficado claro, aí vai mais um lembrete: a evolução da humanidade passa comprovadamente pelo vidro!

Este texto foi originalmente publicado na edição 604 (abril de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da foto de abertura: Divulgação Schott



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters