Vidroplano
Vidroplano

ABNT PR 1010 é ferramenta indispensável

22/02/2022 - 10h37

Um assunto bastante abordado nas páginas de O Vidroplano em 2021 foi a publicação da ABNT PR 1010 — Aplicação e manutenção de vidros na construção civil, primeira prática recomendada (PR) da ABNT voltada para o nosso material e para o setor da construção civil. O documento traz uma grande contribuição para os mais diversos elos da cadeia vidreira nacional – e as vidraçarias podem se beneficiar muito com o uso dele. A seguir, veja como isso é possível, conheça mais sobre seu conteúdo e saiba como adquiri-la gratuitamente.

Porta de entrada para a normalização
Documento técnico, a PR permite abordagem mais didática. Em reportagem de O Vidroplano publicada em agosto de 2021, Nelson Al Assal Filho, diretor de Normalização da ABNT, explicou que a linguagem utilizada nesse tipo de documento é menos técnica, mais simples e acessível para o público não especialista. As PRs também trazem mais flexibilidade na forma de apresentar esse conteúdo, com uso de fotos e ilustrações que facilitam sua compreensão, bem como elementos norteadores para ajudar o usuário a buscar todas as indicações sobre um tema, incluindo regulamentos.

Todas essas características fizeram com que a Abravidro e a Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro) considerassem muito importante o setor vidreiro também poder contar com uma PR voltada para nosso material. Assim, a ABNT PR 1010 foi elaborada para facilitar o entendimento das normas vidreiras existentes, como a ABNT NBR 7199 — Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações. Ao mesmo tempo, reúne, em um só documento, as informações essenciais para a aplicação adequada do vidro, além de destacar seus benefícios, como os desempenhos térmico e acústico. “O uso de vidro tem aumentado nas construções em função dos benefícios oferecidos. Esperamos que a PR leve à redução de erros de projetos e de acidentes por uso de vidros fora de normas e ao uso de vidros com maior geração de valor ao consumidor”, observa o presidente do Conselho Deliberativo da ABNT, Mario William Esper.

Vale destacar que, embora faça referência às normas técnicas vidreiras, a ABNT PR 1010 não substitui essas normas, pois não contém todos os requisitos presentes nelas. “Essa PR serve como uma introdução à normalização, dando orientações básicas para quem ainda não conhece as normas”, aponta Mauricio Fernandes de Jesus, coordenador de Vidro Plano da Abividro.

para-sua-vidraçaria2

Imagem: Cris Martins

 

Conteúdo da ABNT PR 1010
O novo documento apresenta, de maneira resumida e em linguagem simplificada, os principais aspectos abordados na normalização do vidro. Confira:

– Tipos de vidro mais utilizados e suas aplicações de forma a garantir a segurança do usuário em portas, fachadas, piso, boxes etc.;

– Conceitos para uso de vidros de controle solar, eficiência energética e desempenho acústico;

– Dicas de manutenção e manuseio das peças.

A ABNT PR 1010 também incorporou em seu conteúdo a tabela Que vidro usar?, elaborada pela Abravidro em 2018 para a campanha #TamoJuntoVidraceiro, já conhecida e amplamente utilizada pelo mercado.

Fonte de consulta para o trabalho
Se você pensa que a ABNT PR 1010 não tem nada a ver com seus negócios, saiba que ela foi elaborada também com as vidraçarias em mente. “A experiência que tivemos com a campanha #TamoJuntoVidraceiro e o programa De Olho no Boxe nos mostrou o quanto materiais que contenham informações de fácil entendimento facilitam o trabalho dos vidraceiros, deixando-os mais preparados para as argumentações de vendas de vidros mais seguros e que agregam mais benefícios”, observa Vera Andrade, coordenadora técnica da Abravidro.

Assim, a publicação é mais um material de apoio que o vidraceiro poderá utilizar para trabalhar em conformidade com as normas técnicas. Essa PR destaca também os cuidados essenciais quanto ao armazenamento, transporte, manuseio e instalação do nosso material para que a integridade dele seja mantida. Traz ainda indicações de onde se deverão buscar informações mais aprofundadas sobre temas específicos como guarda-corpos, envidraçamento de sacadas e esquadrias.

Aliada nas vendas
Outra grande vantagem que a ABNT PR 1010 apresenta para sua vidraçaria diz respeito às negociações com os clientes. “Essa prática recomendada pode ser uma ótima ferramenta para explicar ao consumidor a especificação dos vidros, não deixando dúvida sobre o produto correto a ser oferecido”, afirma Mauricio, da Abividro. “É a oportunidade de mostrar que os orçamentos devem estar dentro das normas e quais as vantagens de usar um produto com alto valor agregado, como os vidros de controle solar ou acústicos.”

A ABNT PR 1010 ajudará a vidraçaria a vender o melhor produto para a edificação, tanto no quesito segurança como no desempenho: ao permitir o fácil entendimento das características de cada tipo de vidro, o vidraceiro terá confiança para indicar o mais adequado para a obra do seu cliente. “Quando os benefícios que o vidro pode oferecer são explorados ao máximo, as edificações se tornam mais seguras, confortáveis e eficientes, o que é positivo para todo o setor”, destaca Vera, da Abravidro.

Um exemplo nesse sentido é que essa PR inclui as etiquetas de desempenhos térmico e acústico da ABNT NBR 10821-4 — Esquadrias para edificações – Requisitos adicionais de desempenho, norma que classifica as esquadrias em níveis, de A (melhor desempenho) a D (pior desempenho) na etiqueta de desempenho acústico e até E (pior desempenho) na etiqueta de desempenho térmico – níveis esses relacionados também com o tipo de vidro utilizado nas esquadrias.

para-sua-vidraçaria3

Imagem: BortN66/stock.adobe.com

 

Ainda na área das esquadrias, o documento informa que devem ser seguidas as normas ABNT NBR 10821-4 e ABNT NBR 15575 — Edificações habitacionais – Desempenho e observados, quando aplicáveis, os requisitos do Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações.

Em relação ao desempenho térmico, a ABNT PR 1010:

– Destaca que existem no mercado diversos vidros que conseguem “filtrar” o calor externo e a entrada de luz solar, proporcionando um ambiente interno mais agradável e energeticamente eficiente;

– Explica o que é o fator solar, destacando que, para projetos arquitetônicos com grandes áreas envidraçadas, é possível alcançar maior eficiência energética com o uso de vidros de fator solar adequado.

para-sua-vidraçaria4

Imagem: Reprodução

 

Quanto ao desempenho acústico, a ABNT PR 1010:

– Mostra que o vidro pode contribuir para incrementar o isolamento acústico de diversas formas, como quando aplicado com maiores espessuras, ou quando é aplicado laminado, com a possibilidade de uso de interlayers de melhor desempenho, ou quando é aplicado o sistema insulado com grandes câmaras de ar e chapas de vidro de diferentes espessuras;

– Alerta que, para garantir a qualidade do isolamento acústico, é essencial que também haja boa vedação entre o vidro e a esquadria e uma instalação adequada para não deixar frestas.

Como adquirir?
Assim como as normas técnicas, a PR pode ser adquirida no site da ABNT: www.abntcatalogo.com.br. Mas há outras formas de obtê-la – e de graça!

Após a publicação dessa prática recomendada, em agosto de 2021, a Abravidro a enviou gratuitamente para todos os seus associados. A remessa de normas técnicas e da ABNT PR 1010 é um dos benefícios oferecidos aos associados da entidade.

Outra iniciativa para facilitar o acesso de vidraceiros e outros elos do setor é o patrocínio oferecido pela Abividro, o qual possibilitou tornar o documento gratuito para todos os interessados. “Como nossa intenção é dar acesso ao conhecimento, consideramos que a cobrança de R$ 106,50 poderia desmotivar algumas pessoas a buscar o material”, conta Mauricio. “Assim, negociamos com a ABNT uma maneira de remunerar o serviço, deixando a ABNT PR 1010 gratuita para quem a busca”.

Veja como fazer o download do documento:

1- Acesse o QR presente na página do portal Vidro Certo sobre a ABNT PR 1010 ou o link www.abntcatalogo.com.br/3c6f8gw.aspx

2- Entre no catálogo da PR no site da ABNT. Certifique-se de que o código seja PR 1010:2021

3- Com o código verificado, basta clicar no ícone do cadeado – NORMA PATROCINADA

Se você ainda não tiver cadastro no site da ABNT, a página vai solicitar algumas informações básicas e retornará para a ABNT PR 1010. Em seguida, basta clicar novamente no cadeado para ter acesso ao documento.

Levando o conhecimento adiante
Além de facilitar o acesso à PR, a Abravidro e a Abividro também têm divulgado a existência e a importância desse documento técnico para o setor vidreiro nacional. No dia 24 de novembro, Vera, da Abravidro, e Mauricio, da Abividro, participaram do 12º Tecnovidro, realizado em versão online pela Amvid e pelo Sinvidro-MG. O evento foi organizado como uma grande mesa de debate com o objetivo de conversar de forma leve, mas direcionada, sobre a nova prática recomendada.

“A Abravidro é compromissada com a divulgação das normas técnicas da ABNT voltadas para o vidro, bem como da ABNT PR 1010, e utiliza todos os seus canais de comunicação para isso, como a revista O Vidroplano, o seu site e redes sociais”, aponta Vera. A associação também realiza palestras e participa de cursos, sempre com o objetivo de orientar o mercado para a aplicação adequada do vidro promovendo a segurança e bem-estar dos usuários.

Vale destacar também que a sede do Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37) está na Abravidro, permitindo e fomentando a elaboração e revisão das normas técnicas do setor. Assim, caso os vidraceiros – ou qualquer outra pessoa – tenham dúvidas em relação ao conteúdo da ABNT PR 1010 ou ao de outras normas de aplicação do vidro, não precisam pensar duas vezes: basta entrar em contato com a equipe técnica da associação para esclarecê-las pelo telefone (11) 3873-9908, pelo e-mail abravidro@abravidro.org.br, ou pelo WhatsApp no número (11) 94388-3084.

Crédito da imagem: Freedomz/stock.adobe.com

Este texto foi originalmente publicado na edição 590 (fevereiro de 2022) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters