Vidroplano
Vidroplano

A ABNT quer sua opinião!

22/10/2018 - 09h00

A revisão da NBR 14718 — Guarda-corpos para edificação – Requisitos, procedimentos e métodos de ensaio entrou em consulta nacional no mês passado. E os profissionais vidreiros podem acessar o projeto (e opinar sobre ele) até 19 de novembro, mediante cadastro no site da ABNT.

Mais conteúdo
A norma especifica os requisitos e métodos de ensaio de guarda-corpos externos ou internos. Por isso, a principal tarefa do grupo de trabalho, que pertence à Comissão de Estudos Especial de Esquadrias (CEE-191) e que contou com participação da Abravidro, era torná-la mais abrangente. A partir de agora, estão presentes no texto as estruturas instaladas em aeroportos, estádios e shopping-centers, inclusive as com diferentes cargas aplicadas.

Destaques
laminado3“A revisão baseou-se em documentos técnicos e normalização estrangeiros, nos quais a carga de 300 kg/m já é solicitada para locais de grande aglomeração”, explica Fabíola Rago, coordenadora da comissão. A pressão de vento também passou a ser considerada — dessa forma, além do tipo de uso, a altura da edificação e a região do País em que a obra será instalada influenciarão no dimensionamento. O texto está mais exigente quanto à altura mínima dos guarda-corpos em relação ao piso, que agora é de 1,10 m. Outra novidade são os itens sobre limpeza e manutenção, visando à durabilidade das estruturas.

Daniel Domingos, da Eastman, participante da comissão, reforça que, o intuito é alinhar a norma brasileira às estrangeiras, principalmente França, Bélgica e Reino Unido, países em que esse tipo de aplicação é bem mais difundido.

Participe!
Após o prazo de consulta, a ABNT envia as informações obtidas para a CEE-191 analisar e responder. “Caso sejam apenas sugestões de forma, a norma pode ser publicada ainda este ano. Se forem alterações nos requisitos, faremos avaliações a respeito e provavelmente a publicação fique para 2019”, comenta Fabíola.

Métodos de ensaio e classificações: o que mudou
Os ensaios permanecem os mesmos: esforço estático horizontal (com algumas alterações de metodologia), esforço estático vertical e resistência a impactos. Com a revisão, os guarda-corpos são classificados de acordo com o tipo de aplicação:
– Residencial ou comercial de uso privativo e áreas técnicas;
– Residencial de uso coletivo, comercial ou institucional de médio tráfego (até 2.500 pessoas);
– Comercial ou institucional de alto tráfego (acima de 2.500 pessoas).

Este texto foi originalmente publicado na edição 550 (outubro de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters