Vidroplano
Vidroplano

Abravidro completa 30 anos de ações em prol do setor

28/05/2020 - 10h52

Em 29 de maio de 1990, nascia a Abravidro, sob o nome de Associação Nacional de Distribuidores de Vidros e Cristais Planos (Andiv). A entidade — a primeira com atuação nacional a representar empresas de transformação do nosso material — viu o setor se transformar de diferentes maneiras ao longo das últimas três décadas. Novas usinas surgiram, o consumo do vidro aumentou, tecnologias mudaram a maneira de se produzir, crises econômicas afetaram o mercado — até mesmo uma pandemia global surgiu, impactando gravemente os negócios. Apesar disso tudo, um fato nunca mudou: a busca incessante da associação em desenvolver o setor vidreiro brasileiro e defender seus interesses.

A seguir, confira como isso foi possível. Relembre os principais momentos dessa história, conheça as diferentes iniciativas e programas criados em prol dos diferentes elos da cadeia, e veja depoimentos de pessoas que ajudaram a construir essa jornada formada por credibilidade e trabalho sério.

Surgimento
No final dos anos 1980, focos regionais de associativismo (alguns existentes há décadas) tentavam mudar o panorama do setor de então, marcado pelo monopólio de fabricantes e conservadorismo nos negócios. Sincavesp-SP, Sincavidro-RJ (antigo Sincaverj) e Sindividros-RS eram entidades atuantes nesse sentido.

Apesar do relacionamento amigável, profissionais de diferentes Estados não se juntavam em prol de interesses comuns do mercado. Isso muda quando José Carlos Bulgari assume a presidência do Sincavesp e José Ricardo D’Araújo Martins, o Sincavidro. Os dois jovens começam a interagir para a criação de propostas que visavam a um novo relacionamento com as indústrias, com a participação de outros dois nomes fundamentais para o setor: Léo Carlos Moran e Soriedem Rodrigues.

Ainda assim, faltava um mediador político de peso. Vem daí a ideia de criar a Andiv: a partir de seu nascimento, a entidade tomou para si a tarefa de representar o setor e defender seus direitos. Como curiosidade histórica, a ata da reunião que confirmou a criação da associação diz o seguinte: “Todos de forma unânime concordaram com a constituição da entidade e adoção de sua respectiva denominação, sendo a mesma [sic], em consequência, mediante aplausos de todos os participantes, considerada oficialmente fundada”. Começava ali a organização do mercado, marcada pela pulverização de processadoras pelo Brasil.

Mais fatos da história da entidade estão na linha do tempo (para vê-la, clique aqui).

Fazendo a diferença para os associados
Além de representar os interesses vidreiros, a Abravidro oferece uma rede de serviços para melhorar a atuação das empresas associadas.

Cursos online
Acesso gratuito a mais de quarenta cursos pela Internet nas áreas financeira, recursos humanos, operações, desenvolvimento gerencial e de marketing e vendas.

Comunicação de maior alcance
Página exclusiva no portal da entidade, onde os visitantes podem ver informações a respeito da empresa, fazendo parte da lista de associados publicada em O Vidroplano.

Condições especiais
Preços diferenciados para:
– Consultoria para certificação Inmetro;
– Módulos da Especialização Técnica Abravidro;
– Inscrição no Simpovidro

Assessorias
Apoio sobre aspectos relevantes de atividades empresariais nas áreas cível, trabalhista e tributária, sobre substituição tributária e suporte técnico em relação às normas técnicas.

Biblioteca de normas
Envio mensal de uma norma técnica vidreira até a empresa completar o acervo referente à sua área de atuação.

Segurança no trabalho
Envio dos materiais da Campanha de Conscientização para Prevenção de Acidentes de Trabalho nas Empresas Vidreiras, incluindo vídeo de treinamento, manual, cartilha (no formato de história em quadrinhos) e cartaz.

 

O que a Abravidro faz por você
Desde 1990, a Abravidro contribui para o desenvolvimento sustentável de todos os elos da cadeia vidreira, tornando-se o principal foco de associativismo de nosso setor no País. Veja a seguir quais ações e iniciativas da entidade permitiram que isso se tornasse realidade nas últimas três décadas.

INFORMAÇÃO
Os canais de comunicação da Abravidro são referência em conteúdo de qualidade sobre o mercado vidreiro, pois informam toda a cadeia em primeira mão sobre os fatos relevantes que interferem nos negócios das empresas, ajudando-as a entenderem o funcionamento do mercado e subsidiando a tomada de decisões. As informações chegam ao mercado por meio de nossos diversos canais:
– Revista O Vidroplano
Site, newsletter e redes sociais
– VidroCast

 

MONITORAMENTO DO MERCADO
O Panorama Abravidro é o único estudo que analisa os dados anuais do setor de vidros planos no Brasil a partir de pesquisa anual realizada com indústrias de transformação de todas as regiões do País. O estudo é uma fotografia do mercado vidreiro nacional. É também um documento essencial para servir de referência às empresas do setor em seu planejamento.

 

RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E GOVERNAMENTAIS
A Abravidro representa a indústria de processamento de vidros junto ao poder público nas diferentes esferas governamentais, além de se relacionar com outras entidades do Brasil e do exterior que sejam relevantes para o segmento.

Ao longo dos anos, por meio desse trabalho, muitas vezes silencioso, a Abravidro conseguiu a aprovação de medidas relevantes, como a redução do Imposto sobre produtos industrializados (IPI) sobre vidros processados, desoneração da folha de pagamentos às indústrias de processamento, aumento da alíquota do Imposto de importação para temperados e laminados, redução dos índices da Substituição Tributária em São Paulo.

 

ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA ABRAVIDRO
Lançado em 2011, o programa forma e aperfeiçoa a mão de obra nas indústrias processadoras de vidro, ajudando a aumentar a eficiência e produtividade da empresa, além de reduzir perdas. São cinco módulos principais:

– Corte;
– Lapidação;
– Serigrafia;
– Têmpera;
– Planejamento, Programação, Controle da Produção e Estoques (PPCPE).

Existem ainda mais quatro módulos:
– Acompanhamento de Processos (exclusivo para as processadoras que tiverem recebido um dos módulos principais);
– Modelagem de Processos Administrativos e Industriais;
– Manutenção Total Produtiva;
– Acompanhamento de Layout.

 

CAMPANHAS

DE OLHO NO BOXE
Campanha com o objetivo de estimular a aplicação da norma técnica dos boxes de banheiro, a NBR 14207, além de estimular a manutenção preventiva desse produto, contém o Manual de utilização, limpeza e manutenção dos boxes de banheiro, disponível, gratuitamente, para consumidores e vidraceiros.

#TAMOJUNTOVIDRACEIRO
Por meio dessa campanha, a Abravidro cuida da relação entre processadores e vidraceiros, produzindo material exclusivo que contribui para a geração de negócios às vidraçarias, além de ser fonte de consulta para consumidores e especificadores, como arquitetos, engenheiros e designers de interiores. Esses materiais, disponíveis gratuitamente, incluem:

– Cartilha Aplicação do vidro na construção civil: apresenta informações sobre os principais tipos de vidro e suas aplicações, conforme determinações da norma NBR 7199 — Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações;

– Tabela Que vidro usar?: para consulta rápida e didática, indica os vidros com uso permitido por norma nos diferentes tipos de aplicação;

Boas práticas para processadores de vidros: indica como deve ser o relacionamento saudável das empresas com vidraceiros.

 

NORMALIZAÇÃO DO SETOR
A Abravidro é sede do Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37), órgão que administra as comissões de estudo que elaboram e revisam as normas técnicas vidreiras. O comitê é o responsável para o desenvolvimento do mercado, sendo responsável pela criação e revisão de 36 normas em vigência, que regulamentam produtos, ensaios, aplicações e atividades profissionais.

 

CURSOS ONLINE
Associados têm acesso gratuito a mais de quarenta treinamentos pela Internet.

 

EVENTOS
O Simpovidro é o maior encontro vidreiro da América Latina. Criado em 1995, já teve 14 edições, com conteúdo técnico, debatendo temas de relevância para o empresariado, além de lazer e networking. A Abravidro também é parceira na realização da maior feira do setor no continente, a Glass South America, e do Glass Performance Days South America (GPD Same), versão local do mais importante congresso de nosso mercado no mundo.

 

PALESTRAS
Em parceria com as entidades regionais afiliadas, a Abravidro promove palestras de capacitação e atualização para vidraceiros, arquitetos e engenheiros.

 

CURSOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Programas de qualificação realizados em parceria com universidades renomadas para estudantes e profissionais das áreas de Arquitetura e Engenharia.

 

CONSULTORIAS
CERTIFICAÇÃO INMETRO
Consultoria para a preparação da empresa interessada na certificação dos vidros temperados outorgada pelo Inmetro.

 

OUTRAS
Assessoria jurídica e também sobre substituição tributária e suporte técnico em relação às normas técnicas.

 

Na palavra dos presidentes
Trinta anos de história, segundo as pessoas que estiveram (e estão) à frente da entidade. Fica aqui também a homenagem da Abravidro a José Carlos Bulgari e Léo Carlos Moran, seus dois primeiros presidentes, ambos, infelizmente, já falecidos.

gilberto-presidente

“A criação da Abravidro teve na pessoa de Léo Carlos Moran um de seus mais destacados idealizadores. Segundo empresário a presidir a entidade, sempre foi um entusiasta do associativismo no Brasil. Nesse sentido, a Abravidro deu um grande passo nos últimos anos incentivando a criação de novas associações vidreiras, contando hoje com abrangência em praticamente todos os Estados brasileiros. Navegando na história por três décadas, a Abravidro desempenha relevante papel em favor do desenvolvimento do setor, formulando propostas e ações futuras que possam construir mercados mais prósperos e empresas mais rentáveis. A Abravidro sempre será a expressão legítima dos sindicatos e associações filiadas.”
Gilberto Ribeiro, sócio-proprietário da Vidrobox (RS) e presidente da Abravidro de 1999 a 2002

 

jose-ricardo-presidente“Sempre gosto de falar da ‘antiga’ Andiv quando trato da ‘nova’ Abravidro. O saudosismo merece a complacência de nossos leitores, porque nomes como os de José Carlos Bulgari, Léo Carlos Moran e Gilberto Ribeiro, e vários outros, representam um momento que deveria encher de orgulho todo o setor vidreiro do País. Ao completar trinta anos, idade adulta e profícua, a Abravidro vai enfrentar pesados desafios que exigirão dos atuais responsáveis pela direção da entidade paciência, diálogo e bom senso. Tenho certeza de que esses atributos transbordam no perfil do presidente José Domingos Seixas, e ele, com o auxílio de sua diretoria, vai honrar uma trajetória escrita com tantos sacrifícios. Parabéns, Abravidro!”
José Ricardo D’Araújo Martins, diretor do Sincavidro-RJ e presidente da Abravidro de 2002 a 2005

 

wilson-presidente“A comemoração dos trinta anos da Abravidro é um acontecimento expressivo para todos os vidreiros brasileiros, graças ao histórico da entidade de excelência na qualidade dos seus serviços, de seu posicionamento inabalável na defesa da ética e sustentabilidade do mercado e, principalmente, de ser a promotora de aproximação e integração entre os elos da cadeia. O momento em que vivemos não permite mais festividades e confraternizações. Mas, atuando como fórum de criação de novas alternativas e soluções, a Abravidro certamente criará condições para que o interesse coletivo prevaleça, operacionalizando medidas de estímulo para a retomada da atividade. Aproveito a oportunidade para parabenizar toda a equipe, a diretoria e o presidente José Domingos Seixas.”
Wilson Farhat Júnior, ex-diretor da Multivetro (SP) e presidente da Abravidro de 2005 a 2011



pestana-presidente2“Há trinta anos, iniciei minha vida profissional no vidro e, desde o início, tive a então Andiv como referência. Muita coisa aconteceu nesse período: crises, escassez ou sobreoferta de vidro, disparadas ou quedas nos preços, gangorra na balança comercial. O mercado sempre está sob pressão, mas sempre tem a Abravidro para gerenciar e minimizar os efeitos desses movimentos. Em 2011, com muita honra, fui eleito para liderar a associação. A entidade estava madura, institucionalmente muito forte e com uma equipe de colaboradores competentes e comprometidos. Hoje, sob a liderança de José Domingos Seixas, a Abravidro se mantém forte em seus objetivos. Não tenho dúvidas de afirmar que é privilegiado o setor que tem uma associação como a Abravidro.”

Alexandre Pestana, diretor da Pestana Vidros (MG), atual terceiro-vice-presidente da Abravidro e presidente de 2011 a 2017

 

domingos-presidente2“A Abravidro faz muito bem ao setor vidreiro brasileiro. São trinta anos focados em um trabalho sério para fazer com o que mercado evolua, levando rumo ao crescimento e desenvolvimento todos os elos da cadeia. Dá um orgulho enorme fazer parte dessa história, construída por inúmeros profissionais ao longo das décadas – eu precisaria de páginas para citar os tantos nomes fundamentais que fizeram a entidade se tornar o que é hoje. Este ano, por conta da pandemia, não será possível comemorar a data da forma que merecia. Mesmo assim, é importante olhar para o passado e se inspirar para esse futuro incerto, que, com certeza, trará inúmeras possibilidades. Você pode contar com a Abravidro. Se foi assim pelos últimos trinta anos, será assim para sempre, tenha certeza.”
José Domingos Seixas, diretor da Cyberglass (SP) e atual presidente da Abravidro

 

A voz dos representados
O Vidroplano ouviu alguns associados da entidade sobre a data.

“Nossa relação com a Abravidro é bastante positiva. Sempre que precisamos, obtivemos retorno para nossas demandas. A entidade é importante para o setor, pois orienta, informa e oferece total apoio aos associados. Por participar da elaboração das normas junto à ABNT, também baliza o mercado, a fim de que todos envolvidos estejam atentos à melhor aplicação e utilização do nosso produto.”
Antônio Skardanas, diretor da Vidros Belém e da Abravidro

“A parceria entre Abravidro e CristalTemper sempre foi e ainda é muito importante para nossa empresa, pois contribuiu com informações de extrema relevância a nós e aos clientes. A defesa dos interesses do setor é, sem dúvida, uma das principais missões da Abravidro. Além de identificar oportunidades e avançar em propostas de melhorias para o nosso segmento, ainda nos mantém sempre muito bem informados.”
Geraldo de Freitas Júnior, diretor da CristalTemper

“Uma entidade pioneira, que desbravou e vem impulsionando as atividades do mercado no País. Nos associamos há 25 anos e é com orgulho que comemoramos cada aniversário junto dessa associação que tão bem nos representa. A Bend Glass e as demais empresas do grupo (Lamina Temper e Alox Aluminium) parabenizam a Abravidro pelos seus trinta anos. Vida longa a ela e ao homem dedicado sua vida à nobre missão de liderá-la, José Domingos Seixas.”
Leonardo de Araújo Ramalho, gerente da Bend Glass

“A Rohden se associou à Abravidro como uma maneira de a empresa estar a par das normas, saber as políticas brasileiras para a indústria do vidro de forma geral e também estar por dentro do que vai acontecendo no cenário brasileiro. O setor precisa ter uma organização nacional que discuta com o governo o que precisa ser feito para a defesa dos interesses. Participar dessa história é fundamental.”
Lino Rohden, diretor-proprietário da Rohden Vidros

“Éramos associados desde o começo. Na época, nos reuníamos uma vez por semana para discutir todos os problemas da cadeia. Nossa empresa foi fundada em 1974 como vidraçaria, desenvolveu-se e construiu um grande parque industrial. Hoje, a Abravidro continua como mediadora entre nós processadores e as usinas de base e é imprescindível para o setor. Tenho orgulho de fazer parte da sua diretoria. Parabéns pelos trinta anos!”
Luiz Carlos Mossin, diretor da LM Vidros e da Abravidro

“Durante todos esses anos, contamos sempre com o apoio da entidade em muitos aspectos do nosso negócio, como consultoria técnica sobre aspectos legais do trabalho, relatórios e informações sobre o mercado, base de dados para planejamento estratégico por meio do Panorama Abravidro etc. A união das empresas por meio da associação fortalece a categoria, incentivando a troca de experiências.”
João Roberto Musumeci, sócio-gerente da Diamante Vidros e suplente do Conselho Fiscal da Abravidro

“Somos associados desde a fundação e acreditamos que, sem uma entidade de nível nacional, ficaria difícil ter um mercado em perfeita harmonia entre fabricantes, transformadores e o poder público. Um trabalho de importância é relacionado às normas técnicas junto à ABNT, ajudando o transformador a produzir respeitando a qualidade. Cumprimentamos a Abravidro e desejamos que a data se repita por muito tempo. Parabéns!”
José Antonio Passi, diretor da Divinal Vidros

Este texto foi originalmente publicado na edição 569 (maio de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters