Vidroplano
Vidroplano

Abravidro participa do programa É de Casa, da TV Globo

27/01/2020 - 12h35

No dia 11 de janeiro, a Abravidro participou do quadro “Sem Armadilha” do programa É de Casa, da TV Globo. Vera Andrade, coordenadora técnica da associação, explicou ao apresentador Zeca Camargo detalhes sobre a instalação, o uso e a manutenção do vidro em boxes de banheiro, conforme determina a norma NBR 14207Boxes de banheiro fabricados com vidro de segurança.

Logo na abertura do quadro, Vera deixou claro que o vidro é um material extremamente seguro: o índice de quebra em boxes é de 0,07% e o índice de ferimentos causados por isso é de 0,05%. Ela também ressaltou que a principal causa de acidentes é a falta de manutenção preventiva – daí a importância de ter seu boxe examinado por um vidraceiro a cada doze meses.

 

Vidro certo
Durante o programa, foi exibido o depoimento do jornalista e apresentador esportivo Alex Escobar, que se feriu na hora do banho com a quebra de uma prateleira de vidro comum. Vera aproveitou o relato para explicar que a NBR 14207 determina que somente vidros temperados (com ou sem película de segurança) e laminados podem ser aplicados em boxes.

A coordenadora técnica da Abravidro também respondeu a algumas dúvidas enviadas por telespectadores. Ela esclareceu que, mesmo em dias frios, não há risco de a água quente do chuveiro causar a quebra do vidro do boxe – afinal, ele é submetido ao choque térmico na fabricação justamente para ser até cinco vezes mais resistente que o vidro comum. Além disso, apontou que é normal ouvir estalos no vidro após o banho: o ruído é resultado da movimentação molecular do vidro e não representa qualquer risco.

 

Atenção aos detalhes
Vale destacar algumas dicas importantes para o consumidor identificar falhas na estrutura – elas podem levar à quebra dos vidros, então todo cuidado é pouco!

  • As bordas do vidro não devem apresentar lascas – em caso positivo, o vidro deverá ser trocado;
  • A abertura e o fechamento da porta não devem exigir esforço;
  • O vidro não deve se encostar-se ao chão durante sua abertura e fechamento;
  • O puxador não pode encostar-se na borda do vidro fixo quando a porta está aberta;
  • O vidro também não deve entrar em contato com materiais rígidos, como parede, parafusos e perfis, entre outros (segundo Vera, isso pode ocorrer quando o sistema está sem os batedores);
  • A guia da porta não deve estar ressecada ou muito flexível;
  • A estrutura toda do boxe deve estar firme.

 

Por fim, mesmo se seu boxe não apresentar nenhum dos problemas acima, faça a manutenção preventiva a cada doze meses com profissional qualificado.

Este texto foi originalmente publicado na edição 565 (janeiro de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

 

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters