Vidroplano
Vidroplano

Agenda positiva em 2019

22/02/2019 - 10h33

O Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37), órgão sediado na Abravidro e responsável pela elaboração das normas do setor, prevê um ano muito importante e movimentado em 2019 — seja na redação de novos textos, revisão de antigos ou participação em comissões de estudo de outros comitês.

Por isso, para oferecer a você uma perspectiva das atuais tarefas do órgão, O Vidroplano lista a seguir os projetos em andamento.

 

Projetos do ABNT/CB-37
- Projeto 099:004.004-001 — Qualificação profissional do vidraceiro
A chamada “norma do vidraceiro” começou a ser discutida em 2016 e tem como objetivo estabelecer o perfil desejado de competências do vidraceiro, a fim de qualificar as pessoas para atuarem no setor.

A comissão está finalizando os requisitos necessários para treinamentos e cursos, visando à formação do vidraceiro/instalador e suas especialidades.

- Projeto de norma sobre vidros termoendurecidos
Os termoendurecidos são conhecidos como “semitemperados”, pois passam por tratamento térmico semelhante ao dos temperados, sendo duas vezes mais resistente que o float. Na primeira reunião de 2019, a comissão irá discutir as regras para a furação desses vidros, além de requisitos para o ensaio de fragmentação.

- Revisão da NBR 14.697 — Vidro laminado
A comissão está discutindo os critérios de avaliação de tolerâncias dimensionais e estruturando a introdução de novos requisitos relativos ao processo produtivo, como, por exemplo, a questão do empenamento das peças.

 

Projetos de outras comissões (com participação do ABNT/CB-37)

Comissão de Estudos Especial de Esquadrias (CEE-191)
- Revisão da NBR 14.718 — Guarda-corpos para edificação
Uma reunião marcada para 21 de fevereiro, após o fechamento desta edição de O Vidroplano, tem por objetivo analisar os comentários realizados por profissionais do setor ao longo do período em que o texto esteve em consulta nacional no site da ABNT.

- Grupo de trabalho para elaboração da Parte 7 da NBR 10.821 — Esquadrias para edificações: Esquadrias externas — Métodos de ensaio para fachadas (in loco)
O objetivo dessa parte da norma de esquadrias é estabelecer a metodologia de ensaios para fachadas in loco, incluindo esquadrias externas fixas e móveis.

- Grupo de trabalho para revisão de dois documentos sobre colagem estrutural: NBR 15.737 — Perfis de alumínio e suas ligas com acabamento superficial — Colagem de vidros com selante estrutural e NBR 15.919 — Perfis de alumínio e suas ligas com acabamento superficial — Colagem de vidros com fita dupla face estrutural de espuma acrílica para construção civil
Os dois textos são trabalhados simultaneamente. Além de atualizar conteúdos, eles devem trazer mais segurança para ambas as formas de colagem.

Comissão de Estudo Especial de Sistema de Blindagem (CEE-161)
- Criação das partes 1 e 2 da NBR 15.000 — Blindagens para impactos balísticos — Classificação e critérios de avaliação
Os textos estão sendo preparados para o envio ao processo de consulta nacional

- Revisão da NBR 9050 — Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos
Documento fala sobre saídas de emergência, incluindo as com nosso material.

Este texto foi originalmente publicado na edição 554 (fevereiro de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters