Vidroplano
Vidroplano

Aprendendo dia a dia

20/09/2017 - 12h23

Tendo pouco mais de cinco meses de atuação no mercado vidreiro, cada dia de trabalho representa para mim mais informação e conhecimento. Em setembro, tive a oportunidade de visitar uma fábrica e acompanhar pela primeira vez o processo de fabricação de float e espelhos. Sempre gostei de conhecer usinas e acompanhar, in loco, o processo produtivo de qualquer indústria, mas confesso que desde que entrei na Abravidro tinha enorme curiosidade em ver como é feito o vidro! Foi muito interessante conferir pessoalmente cada uma das etapas sobre as quais já havia lido ou ouvido relatos. Achei fascinante, em especial por ser um processo em que nada se perde, com reaproveitamento total. Em tempos de preocupação com a sustentabilidade, é reconfortante saber que a geração de resíduos não é problema na nossa indústria.

Enquanto trabalhávamos nesta edição que você lê agora, a curiosidade voltou a bater forte. A matéria de capa, sobre os vidros com coating, despertou uma enorme vontade de ver de perto a produção desse material cujos benefícios e possíveis usos estão descritos na nossa reportagem de capa. Acho que em breve vou pisar o chão de fábrica novamente!

E como pessoa que adora aprender, fico feliz em ver a receptividade e interesse de estudantes e empresários em palestras sobre normas realizadas pela Abravidro em eventos recentes. Uma delas, em encontro sobre “o custo da ignorância”, abordou o impacto que o desconhecimento pode ter numa obra. Ótima maneira de abrir os olhos para detalhes que por vezes passam batidos, mesmo para profissionais com muito tempo de mercado.

Boa leitura!

Iara Bentes
Editora de O Vidroplano

Este texto foi originalmente publicado na edição 537 (setembro de 2017) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters