Vidroplano
Vidroplano

Atenção ao trabalhar com envidraçamento de sacada

31/08/2023 - 11h59

A venda e aplicação de envidraçamento de sacada já são bastante comuns nas vidraçarias de todo o País. Esse serviço tem uma série de particularidades, que começam durante a medição do vão a ser preenchido e continuam mesmo após a instalação do produto ter sido concluída.

Para assegurar que os sistemas instalados por sua empresa sempre proporcionem a segurança e o desempenho esperados, vale a pena repassar esses pontos aos quais o vidraceiro deve estar sempre atento em cada etapa do serviço. Vamos conferir as orientações de profissionais do setor para essa atividade? Leia mais a seguir.

Na medição
A precisão nessa etapa é determinante para o resultado da obra. É imprescindível ter em mente que o medidor é uma figura muito importante dentro desse processo. “Assim, todos os problemas e correções devem ser detectados e corrigidos nesse momento”, alerta Marco Aurélio Gomes de Magalhães, diretor-comercial da Solução Fechamento Inteligente, de São José (SC). “Se isso for feito apenas quando a vidraçaria já está fazendo a instalação, o trabalho pode resultar em prejuízo para todos, seja no tempo para concluir o serviço, na necessidade de uso de material não orçado ou na insatisfação do cliente.”

De acordo com Paulo Correia, do Departamento Técnico da AL Indústria, de Mauá (SP), há três pontos principais aos quais os vidraceiros devem estar atentos no processo de medição: prumo, nível e alinhamento do vão. Além desses, Jaqueline Fazolim, gerente de Projetos e Relacionamento da Fazolim Vidros, de São Bernardo do Campo (SP), também recomenda que o profissional observe os seguintes itens:

  • Pontos fora de esquadro;
  • Diferenças de altura na alvenaria;
  • Identificação dos pontos de abertura;
  • Alinhamento dos pontos de instalação superior e inferior (para saber se haverá necessidade de barra prolongadora ou tubos);
  • Tamanho de elevador;
  • Posição de içamento (em caso de necessidade).

“Essa atividade deve ser realizada por um técnico treinado para medição de sacada, que é bem mais detalhista do que os tradicionais, e com ferramentas específicas, como nível a laser com três pontos e trena”, ressalta Jaqueline.

Colocando o sistema à prova
É muito importante que um protótipo do sistema completo – incluindo os vidros com a especificação adequada – passe pelos ensaios indicados na norma ABNT NBR 16259 — Sistemas de envidraçamento de sacadas – Requisitos e métodos de ensaio, publicada em 2014 pela ABNT. Ele precisa ser testado e aprovado nos seguintes requisitos:

  • Comportamento sob ações repetidas de abertura e fechamento;
  • Impacto de corpo mole;
  • Resistência às cargas uniformemente distribuídas para simular a ação do vento;
  • Resistência à corrosão.

Jaqueline conta que a Fazolim Vidros levou seu modelo desse produto para ser ensaiado, no ano passado, ao Instituto Falcão Bauer. “Desde então, após a aprovação do nosso sistema, não fizemos nenhum tipo de alteração nos fornecedores, nas especificações dos componentes ou nos modelos de instalação — permanecemos com a qualidade devida”, frisa a gerente de Projetos e Relacionamento.

Por sua vez, a Solução Fechamento Inteligente trabalha com o Sistema Blindex Sacadas, o qual foi submetido a todos os testes estabelecidos pela ABNT NBR 16259. “É de fundamental importância que haja maior rigor na cobrança da aplicação da norma, pois seu não cumprimento coloca em risco a vida de pessoas”, considera Marco Magalhães, salientando o grande perigo de que sistemas de envidraçamento de sacada sejam colocados no mercado sem atender os requisitos da ABNT NBR 16259 e de outras normas, quando aplicável.

Vale ressaltar que essa norma determina que somente vidros temperados ou laminados podem ser utilizados nessas estruturas. Além disso, deve-se garantir que o sistema composto atenderá os valores de pressão de vento da região do País em que será instalado, além das características da edificação (altura/quantidade de pavimentos), de forma que seja aprovado nos ensaios estabelecidos pela norma.

 

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

 

Na instalação
Os cuidados para a instalação do sistema devem começar ainda dentro da fábrica, com a escolha certa dos fornecedores de cada item, desde acessórios até o adesivo a ser utilizado para colagem dos vidros. “Durante a usinagem dos leitos e alumínios, verificamos também se eles têm algum defeito para ser ou não instalados”, acrescenta Jaqueline Fazolim.

Já na obra, é fundamental estar atento ao tamanho, distanciamento e espessura e tipo corretos dos parafusos de fixação da estrutura. “As medidas dos vidros com as folgas corretas também contribuem para uma boa instalação, para que nada fique ‘prensado demais’ ou ‘solto demais’”, orienta a gerente da Fazolim.

Lembre-se também de isolar o local abaixo da obra e sinalizar a área antes de iniciar a instalação para evitar que a eventual queda de algum objeto possa atingir quem estiver ali.

A ABNT NBR 16259 apresenta diversos requisitos a serem atendidos em uma instalação de envidraçamento de sacada, desde o tipo de vidro até o espaçamento a ser utilizado na fixação do perfil U de regulagem e dos trilhos. Magalhães, da Solução Fechamento Inteligente, lista algumas dessas orientações:

  • Na área do sistema onde os vidros abrem (na zona de recolhimento), em caso de sacadas retas, deve haver um elemento de fixação a cada 70 mm, no máximo;
  • No caso de sacadas curvas, deve-se utilizar um elemento de fixação a cada 50 mm da emenda do perfil;
  • Deve haver uma média de um elemento de fixação para cada duas folhas de vidro;
  • O espaço entre os elementos de fixação do perfil e do trilho superior deve ser de 500 mm;
  • Quando houver divisão nos trilhos, a cada 50 mm da emenda deve ter um elemento de fixação.

Protegendo os instaladores
Qualquer trabalho envolvendo o manuseio e a instalação de vidros precisa ser feito com o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), e o envidraçamento de sacada não é exceção.

Para esse trabalho, são recomendados os seguintes EPIs:

  • Botas de segurança;
  • Capacete (com prendedor de queixo);
  • Óculos de proteção;
  • Protetores auriculares;
  • Luvas e mangotes de segurança;
  • Cinto de segurança;
  • Talabarte (dispositivo de conexão para sustentar ou limitar a posição do trabalhador);
  • Linha de vida ou corda apropriada.

Na manutenção
Engana-se quem pensa que o trabalho do vidraceiro termina na instalação do produto: ele deve ser periodicamente revisado. “Aconselhamos nossos clientes a buscar esse serviço anualmente, mas há projetos em que o envidraçamento é utilizado com maior frequência. Nesses casos, orientamos que o usuário final nos procure a cada seis ou oito meses. Isso garante o melhor funcionamento das roldanas e acessórios”, explica Jaqueline.

Mas o que deve ser conferido nesse trabalho? Paulo Correia, da AL Indústria, responde: “Ao realizar a manutenção, o vidraceiro precisa se atentar aos itens indicados no Anexo D.3 da ABNT NBR 16259: deve-se verificar as roldanas, as camadas deslizantes, as condições dos vidros – isto é, se há presença de quaisquer marcas de má utilização neles – e de todos os componentes”. Cada produto pode ter orientações adicionais para esse serviço: no caso da linha da AL Indústria, por exemplo, Correia sugere uma lubrificação periódica, uma vez que ela trabalha apoiada no trilho inferior.

“A manutenção do sistema trata-se mais da necessidade de possíveis ajustes, devido ao uso constante do sistema, do que realmente de uma troca de componentes”, relata Magalhães, da Solução Fechamento Inteligente. Contudo, ele ressalta: “Aconselhamos o usuário a não efetuar sozinho nenhum tipo de manutenção, lubrificação ou ajustes nele; para isso, ele deve solicitar a presença de um profissional capacitado, para que este possa avaliar o produto e efetuar as devidas correções”.

 

Crédito: Divulgação Solução Fechamento Inteligente

Crédito: Divulgação Solução Fechamento Inteligente

 

Instalação sobre guarda-corpos
A aplicação desse tipo de estrutura sobre guarda-corpos já é bastante comum – mas, nesse caso, o vidraceiro precisa tomar cuidados adicionais. “Para esse tipo de instalação, é preciso observar, primeiro, se o guarda-corpos está devidamente estruturado, atendendo a norma para esse produto [ABNT NBR 14718 — Guarda-corpos para edificações], e com o devido laudo de aprovação”, orienta Paulo Correia. “Além disso, é necessário verificar se no descritivo da obra há orientação para montagem do envidraçamento de sacadas sobre o guarda-corpos.” Caso o local já esteja habitado, o vidraceiro deve orientar o cliente a consultar a ata do seu condomínio para saber se nela consta a aprovação para esse tipo de instalação e se há um padrão a ser seguido.

Esses cuidados se fazem ainda mais necessários nos casos em que o guarda-corpos foi instalado por outra empresa. A norma ABNT NBR 16259 permite esse tipo de instalação – porém, estabelece que o guarda-corpos deve estar em conformidade com a sua norma e que o conjunto formado com o envidraçamento atenda todos os requisitos que ela determina, sendo o desempenho do conjunto de responsabilidade do projetista e do fornecedor do fechamento.

“Normalmente, não executamos instalações acima de guarda-corpos já existente, pois não sabemos como foi feita a instalação e fixação do material. Às vezes, pode parecer que tudo está OK, mas a ancoragem pode não ter sido feita da forma certa”, comenta Jaqueline. “As exceções são para clientes que tenham ART [Anotação de Responsabilidade Técnica] do engenheiro predial garantindo que foi tudo feito corretamente – ainda assim, nesses casos, temos um contrato específico para esse tipo de trabalho.”

Documentação de responsabilidade técnica – o que é?
Trata-se do documento que assegura à sociedade que uma atividade técnica é realizada por um profissional ou empresa habilitados. Existem dois tipos:

Anotação de Responsabilidade Técnica (ART): fornecida por um engenheiro vinculado ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea);

Registro de Responsabilidade Técnica (RRT): assinado por um arquiteto vinculado ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

A ABNT NBR 16259 recomenda que o fornecedor emita para o contratante a documentação de responsabilidade técnica. Embora a norma não coloque como obrigatória a emissão desses documentos, é bastante comum o cliente exigi-los. Então, vale a pena estar preparado.

Capacitação e suporte
Contar com uma equipe qualificada faz toda a diferença para o trabalho com envidraçamento de sacada – e também para as demais atividades realizadas pela vidraçaria. Por isso, buscar treinamentos para seus colaboradores é muito importante.

Nesse sentido, uma ótima opção é consultar a fabricante do sistema usado pela sua empresa: além de dar suporte e esclarecer dúvidas sobre o produto, pode ser que ela também forneça essa capacitação. A AL Indústria oferece curso de qualificação aos vidraceiros que queiram trabalhar com sacadas, tanto em versão presencial como online, e também apoia as escolas de formação de profissionais. “Tenho a felicidade de dizer que, nos últimos anos, já percorremos as cinco regiões do Brasil e outros países da América do Sul, qualificando e dando suporte para mais de 5 mil vidraceiros”, comemora Paulo Correia.

Este texto foi originalmente publicado na edição 608 (agosto de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da foto de abertura: Divulgação Fazolim Vidros




Voltar

Itens relacionados ................................................................................................



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters