Vidroplano
Vidroplano

‘Bloco K’ é tema de palestras em São Paulo e Minas Gerais

22/10/2015 - 11h03

Sinbevidros-SP e Amvid-MG preparam vidreiros para prestar informações dentro do ‘Sped ICMS/IPI’

Um assunto vem preocupando empresários de diferentes áreas: trata-se do Bloco K, informação do controle da produção e do estoque criada dentro do Sped ICMS/IPI (escrita fiscal digital composta por diversos blocos com informações sobre as notas de compra e venda, inventário, dados dos fornecedores e clientes, unidades de medida e outras informações). Muitas empresas deverão usar o sistema já a partir de janeiro de 2016. Para isso, precisarão organizar o processo produtivo de maneira que consigam processar as informações, e absorver custos oriundos da nova operação. Com a prorrogação de seu início (veja mais no quadro), é importante que os empresários aproveitem o novo prazo para se adequarem e testarem seus sistemas. Para auxiliá-los, Sinbevidros e Amvid promoveram palestras.

 

Em São Paulo
O Sinbevidros convidou Roberto de Campos, diretor da empresa Keysystems Informática e consultor da Abravidro, para esclarecer dúvidas sobre o assunto no dia 17 de setembro, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Segundo o consultor, essa iniciativa deve acabar com a venda de produtos sem nota e com a sonegação.

Dentre os conselhos dados por Campos, está o cuidado com os cadastros e códigos no preenchimento das informações de movimentação de estoque e outros: se eles forem colocadas de forma desencontrada, poderão gerar nova base de cálculo para os impostos, com multas que poderão atingir valores significativos.

A propósito, o Sinbevidros mudou de endereço: agora eles está instalado no Edifício da Fiesp: Avenida Paulista, 1.313, sala 906 A.

 

Em Minas Gerais
O Bloco K também foi tema da palestra organizada pela Amvid em sua sede, no dia 28 de setembro. O tema foi apresentado pelo advogado tributarista Cleber Betti, que falou da importância do Bloco K no sistema Sped ICMS/IPI e ainda esclareceu dúvidas sobre tópicos como o trabalho integrado que essa iniciativa exigirá das empresas — o bloco não envolve apenas o setor tributário e fiscal.

Também em setembro, no dia 21, a entidade mineira concluiu mais uma turma do curso de orçamentos e projetos para vidros temperados e especiais na Escola Senai Paulo de Tarso, em Belo Horizonte. Apoiado pelas empresas AGC, Alclean, Belga Metal, Cebrace, Divinal Vidros, Guardian, Saint-Gobain Glass, Tec-Vidro e UBV, o curso incluiu tipos de instalação, custos, projetos de temperados com folga técnica e orçamentos com prática simulada do cotidiano de vidraçarias, entre outros temas.

 

O ‘Bloco K’
No dia 8 de outubro, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) o Ajuste Sinief 8, de 2 de outubro de 2015, que prorrogou o início da vigência e entrega do Bloco K — controle da produção e do estoque. A partir de janeiro de 2016, algumas empresas já deverão entregá-lo e, nele, deverão constar também informações referentes às estruturas dos produtos (com o seu respectivo consumo de matérias-primas e percentuais de perda), o estoque de cada componente, a movimentação do estoque e o estoque final mensal dos produtos e componentes produzidos.

Fale com eles!
Amvid-MG — www.amvid.com.br
Sinbevidros-SP — www.sinbevidros.org.br



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters