Vidroplano
Vidroplano

Brilho transparente

24/02/2023 - 17h35

Um item doméstico feito de vidro com o qual todo mundo interagiu diariamente por décadas, mas mal se lembra de sua importância, é a lâmpada. O desenvolvimento desse produto se deu desde os primeiros anos do século 19 – e, ao contrário do que se pensa, o americano Thomas Edison não foi seu inventor: ele comprou a patente de um objeto semelhante em 1878. Porém, Edison é o responsável por criar um modelo economicamente viável, que iria se popularizar em todo o mundo. Sua lâmpada era pequena, prática e barata – e usava um bulbo de vidro a vácuo para ajudar na combustão, semelhante ao que encontramos até pouco tempo atrás.

O bulbo, um globo de vidro bem fino, ajuda a garantir mais iluminação graças ao seu formato, fazendo com que os raios de luz sejam dispersos com maior efetividade. Atualmente, lâmpadas incandescentes desse tipo entraram em desuso, sendo substituídas pelas fluorescentes, modelos mais econômicos que não desperdiçam energia elétrica, ainda feitas com vidro (revestido por uma camada de fósforo). Já as lâmpadas LED, muito populares atualmente, não contêm nosso material, mas sim diferentes matérias-primas, incluindo plástico e metais.

Portanto, quando for apertar um interruptor em casa ou no trabalho, lembre-se do papel do vidro!

Este texto foi originalmente publicado na edição 602 (fevereiro de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da foto de abertura: voyata/stock.adobe.com



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters