Vidroplano
Vidroplano

Caleidoscópio – abril 2021

22/04/2021 - 12h11

DADOS & FATOS

Bons sinais da construção civil
Segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), os lançamentos de imóveis somaram 40.997 unidades no último trimestre móvel (que inclui novembro e dezembro/2020 e janeiro/2021), contribuindo para alta de 16,5% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Considerando esse resultado, o número de unidades lançadas nos últimos 12 meses totalizou 125.538 imóveis novos no mercado, superando em 5,5% a quantidade registrada nos 12 meses precedentes.

Indústria lidera tomada de crédito
Três em cada dez empresas utilizaram linhas de crédito nos últimos seis meses. A indústria foi o setor com maior acesso a empréstimos — 40% das consultadas. Os dados fazem parte de sondagem especial do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (GFV-Ibre). Entre as companhias que tomaram crédito, 58% usaram o dinheiro para capital de giro, 28% para ampliar produção ou instalações, 21% para renegociar dívidas e 15% para manter ou ampliar o quadro de funcionários.

Primeira queda em nove meses
Depois de crescer na segunda parte de 2020, a indústria caiu 0,7% em fevereiro deste ano, a primeira variação negativa na série com ajuste sazonal medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde o choque da Covid-19, em abril do ano passado. Segundo o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), a origem dessa inflexão está na deterioração recente do quadro sanitário, no fim dos programas emergenciais e no número elevado de desemprego.

Inflação para a indústria de transformação
O ano de 2020 foi marcado por grande elevação dos preços ao produtor. O peso foi maior para matérias-primas brutas (60,6%) e bens intermediários (21,7%) do que para bens finais (15,6%). A conclusão está no estudo Repasse de custos na indústria de transformação, desenvolvido pelo Banco Central.

 

FIQUE POR DENTRO

Vidro em Mercedes futurista
Lembra dos chamados “carros do futuro”, tão presentes em filmes e animações? Eles já são realidade — e o vidro está neles. A Mercedes-Benz revelou como será o interior de seu novo sedã elétrico topo de linha, o EQS. O modelo terá, como opcional, três telas à frente dos ocupantes, todas sob a mesma peça de 1,41 m de vidro, dando a impressão de um enorme visor contínuo. O sistema, chamado de MBUX Hyperscreen, reúne as telas dos mostradores, central multimídia e outra à frente do passageiro. A parte central e a da direita são sensíveis ao toque. Segundo a Mercedes, o conjunto simula uma tela única equivalente a 2,4 m². A parte inferior é integrada à iluminação ambiente e é destacada, como se fosse flutuante. E aí, gostou?

 

RETROVISOR

Fornos em evidência
Em abril de 2012 O Vidroplano noticiou o início das obras de construção do 1º forno da Vivix, em Goiana (PE). Prestigiado, o evento contou com a presença de ministros de Estado e do então governador pernambucano, Eduardo Campos, e teve discurso de Alexandre Pestana — à época, presidente da Abravidro. A empresa foi a primeira — e segue sendo a única — indústria de float com capital 100% nacional e unidade produtiva no Nordeste.

A mesma edição também destacou o acendimento do C5, forno da Cebrace em Jacareí (SP). A cerimônia, chamada internamente de Allumette (referência a “acender uma chama”), foi restrita a executivos e funcionários da joint venture. Com o novo empreendimento, a companhia se consolidava ainda mais como a maior fabricante de vidros do País em volume produzido.

Este texto foi originalmente publicado na edição 580 (abril de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters