Vidroplano
Vidroplano

Caleidoscópio – abril 2023

05/05/2023 - 20h40

DADOS & FATOS

Desacelerada
De acordo com a mais recente edição do estudo Indicadores Industriais, produzido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a indústria de transformação nacional não registrou avanços em fevereiro. Com isso, o segmento dá sequência a um movimento de desaceleração do ritmo da atividade, algo que vem sendo observado ao longo dos últimos meses.

Decifrando os números
No estudo, o faturamento real das empresas mostrou estabilidade (-0,1%) na comparação com janeiro, o que denota uma demanda enfraquecida. A utilização da capacidade instalada também recuou (0,2%): é a terceira baixa seguida, mantendo o indicador em uma trajetória negativa desde 2021. Na comparação com fevereiro de 2022, a queda foi de 2,2%.

Mercado de trabalho
Em relação às variáveis do mercado de trabalho, o estudo revelou que o emprego se encontra estável após o cenário de crescimento visto no ano passado. Já o rendimento médio real e a massa salarial real recuaram na comparação com janeiro: queda de 1,2% e 1,3%, respectivamente.

Nem positivo, nem negativo
Apesar da desaceleração, a maioria dos índices seguem em um patamar superior ao apresentado no mesmo período do ano passado. De todos os indicadores, somente a utilização da capacidade instalada começou 2023 num patamar abaixo do medido em 2022.

 

FIQUE POR DENTRO

Entendendo o setor
Saiu no mês passado a edição 2023 do estudo Top Glass Fabricators, produzido anualmente pela revista norte-americana Glass Magazine, que pertence à associação de empresas vidreiras locais National Glass Association (NGA). O documento oferece um panorama do setor de processamento de vidro dos Estados Unidos. Das 63 empresas participantes, 84% trabalham com laminados e 70% com vidros de alto desempenho – o que mostra como a aplicação de produtos com valor agregado por lá é bem mais comum que no Brasil. Os resultados do ano passado foram bons (87% aumentaram a capacidade produtiva durante 2022), o que sugere uma expectativa de um 2023 também forte: dois terços das empresas planejam automatizar ainda mais seus processos nos próximos meses.

 

Crédito: Vasily Smirnov/stock.adobe.com

Crédito: Vasily Smirnov/stock.adobe.com

RETROVISOR

Força sul-americana
Na edição de abril de 1998, O Vidroplano noticiava a fundação da Associação de Câmaras do Vidro do Mercosul (Acavime). Leo Moran, então presidente da Abravidro, foi escolhido como o primeiro presidente da entidade, cujo objetivo é o de promover e divulgar o vidro em todos os países do Mercosul.

Este texto foi originalmente publicado na edição 604 (abril de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da foto de abertura: Sikov/stock.adobe.com



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters