Vidroplano
Vidroplano

Caleidoscópio – agosto 2021

23/08/2021 - 10h29

DADOS & FATOS

Instabilidade no setor produtivo
Os dados regionais da indústria brasileira em junho, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontaram comportamento negativo da atividade. De maio a junho houve queda em 10 dos 15 locais pesquisados. Principal parque industrial do País, São Paulo teve recuo de 0,9%, influenciado pelo setor automobilístico e por máquinas, aparelhos e materiais elétricos. “Os dados mostram que há certa instabilidade em relação à compensação das perdas da pandemia e se observa um ambiente ainda muito cauteloso na indústria nacional”, diz Bernardo Almeida, gerente da Pesquisa Industrial Mensal Regional.

Industriais otimistas
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), pesquisa mensal que revela o ânimo dos industriais brasileiros ligados aos mais diversos setores. De acordo com o levantamento, agosto registrou aumento de 1,2 ponto em relação a julho, alcançando assim, 63,2 pontos. O resultado representa o 4º mês consecutivo de avanço do indicador. O índice varia de 0 a 100 pontos e valores acima de 50 indicam confiança do empresário. Os números de agosto são os maiores do ano, estão acima da média histórica (54) e representam o 13º mês consecutivo em que os empresários se mostram confiantes.

O fantasma da inflação
Não é apenas no bolso do consumidor que um velho problema nacional, a inflação, é sentido. Os preços da indústria subiram 1,31% em junho, o que representa aceleração frente a maio, mês em que o índice alcançou 0,99%. Com o resultado, o acumulado no ano atingiu 19,11%, maior patamar para o período de toda a série histórica iniciada em 2014. A alta acumulada em 12 meses também é recorde: 36,81%. Na comparação mensal, essa é a 23ª taxa positiva consecutiva.

Projeção do PIB da construção melhora
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) divulgou estudo sobre o desempenho econômico do mercado no segundo trimestre de 2021. Os dados apontam para crescimento de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) do setor em 2021, retornando ao patamar previsto no início do ano. Se confirmado, será o maior aumento desde 2013. Em março, a CBIC tinha reduzido a projeção para 2,5% em função dos desafios decorrentes da pandemia da Covid-19 e continuidade dos aumentos nos custos dos materiais.

 

FIQUE POR DENTRO

Chineses criam o “vidro mais resistente do mundo”
Cientistas da Universidade Yanshan, na China, criaram o que a comunidade cientifica tem classificado como o vidro mais resistente do mundo, de dureza similar à do diamante, por exemplo. Análise publicada na revista National Science Review demonstrou que o material alcança 113 gigapascals em um teste de dureza. Pedras de diamante pontuam, em média, 50 a 70 gigapascals nesse mesmo teste. O fato é possível porque os pesquisadores descobriram a proporção crítica de carbono cristalizado e amorfo necessária para tornar o vidro mais forte.

 

RETROVISOR

Energia solar no horizonte
Atenta às tendências, em agosto de 2009 O Vidroplano publicou uma reportagem especial sobre energia solar e a aplicação do vidro nos painéis fotovoltaicos. À época algo ainda distante, hoje, 12 anos depois, essa fonte energética está em plena evolução no Brasil — cresceu 70% em 2020.

Este texto foi originalmente publicado na edição 584 (agosto de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters