Vidroplano
Vidroplano

Caleidoscópio – dezembro 2021

21/12/2021 - 09h54

DADOS & FATOS

A construção vai bem, obrigado
Enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) nacional registrou mais uma queda no terceiro trimestre, de 0,1%, o segmento de construção civil acumula bons números em 2021. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor cresceu 3,9% no período. No mesmo levantamento, o resultado da indústria de transformação foi de -1%.

Entraves para o crescimento
A produção da indústria brasileira registrou queda de 0,6% em outubro em relação a setembro, segundo a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), do IBGE. A retração foi maior do que os especialistas imaginavam e deixa o segmento 4,1% abaixo do nível pré-pandemia. Segundo o FGV Ibre, a combinação de gargalos nas cadeias de produção, crise hídrica e inflação alta eleva o pessimismo do setor industrial para os próximos meses.

Cadê os insumos?
Em 18 dos 25 setores da indústria de transformação consultados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mais de dois terços das empresas afirmaram que, mesmo negociando valores acima dos habituais, está mais difícil obter insumos no mercado doméstico ou por meio de importação. Além disso, mais da metade das indústrias avaliam que tal desajuste só terá fim a partir de abril de 2022.

 

RETROVISOR

Nascimento da Adevibase
Há 11 anos, a edição de dezembro de 2010 de O Vidroplano noticiava que, em uma reunião organizada pela Abravidro no dia 23 de novembro, em Salvador, ficou acertada a criação de uma associação de empresas vidreiras da Bahia e Sergipe. Mais tarde, essa entidade foi batizada como Adevibase, associada à Abravidro.

 

FIQUE POR DENTRO

3 tendências que impactarão seu negócio em 2022
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) listou tendências que devem impactar a gestão em 2022. Vamos a algumas delas:

Expansão e adoção da cultura de dados: há cada vez mais empresas que oferecem soluções para que outras companhias adotem a cultura de dados, organizando todos os processos, estratégias e métricas em informações reais e se baseando nelas para guiar a tomada de decisão, direcionar os objetivos e metas do negócio;

Servidores em nuvem: já são utilizados e estão entre as principais tendências para o próximo ano. A expectativa é de que sejam aprimorados;

Busca por serviços personalizados: fornecer um atendimento de qualidade, personalizado, que vá de encontro com o que o público-alvo busca, é fundamental. E, para isso, conhecer plenamente seus consumidores pode ser a chave para o sucesso. Portanto, é preciso pensar em desenvolver boas estratégias de marketing para que esse fator se concretize.

 

ERRATA

Na seção “Arquitetura & Design” de outubro, a matéria sobre obras residenciais com vidros de controle solar teve duas fotos invertidas. A imagem da Casa JJ saiu no lugar da imagem da JR&M House – e vice-versa. Abaixo, segue a indicação correta dos projetos.

Este texto foi originalmente publicado na edição 588 (dezembro de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters