Vidroplano
Vidroplano

Caleidoscópio – dezembro 2023

18/12/2023 - 11h13

DADOS & FATOS

Radiografia
No dia 8 de dezembro, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) transmitiu em seu canal no YouTube um encontro online com a imprensa com Renato Correia e Ieda Vasconcelos — respectivamente, presidente e economista da entidade. O propósito do encontro foi analisar o desempenho econômico do setor em 2023 e apresentar as perspectivas para 2024.

Causas e consequências
A razão para o desempenho foram principalmente os juros, cujos patamares elevados reverberaram de forma negativa no setor. “Quando uma economia tem juros altos, o preço a ser pago é a desaceleração dela”, explicou Ieda. “Alguns setores produtivos tendem a sofrer maiores impactos e, infelizmente, a conta chegou para a construção civil.”

Abaixo do esperado
Ieda expôs indicadores sobre o desempenho da construção civil ao longo deste ano. O setor ficou aquém do esperado para o período: depois da projeção de alta de 2,5% no início do ano e da revisão para crescimento de 1,5% em julho, o PIB do segmento deverá encerrar 2023 em queda: baixa de 0,5%. O resultado do terceiro trimestre (baixa de 3,8% em relação ao segundo trimestre) contribuirá para o desfecho ruim.

Nem tudo é negativo
Apesar dos dados abaixo da expectativa, o CBIC espera um 2024 mais aquecido na construção, com crescimento estimado de 1,3%. Entre as razões para isso estão a continuidade do processo de queda dos juros e o ano eleitoral, fato que sempre contribui para a geração de novas obras no segmento de infraestrutura.

 

Foto: sergofan2015/stock.adobe.com

Foto: sergofan2015/stock.adobe.com

 

FIQUE POR DENTRO

Amigo da natureza
Há algum tempo a Schott, fabricante alemã de vidro, pesquisa novos métodos para a fusão das matérias-primas, diminuindo a emissão de CO₂ em seus processos industriais – afinal, é nos fornos em que se gasta a maior parte da energia elétrica e gás natural necessários para se fabricar nosso material. Agora, a empresa vai construir uma fábrica-piloto em Mitterteich, na região da Baviera, onde os resultados desses estudos serão testados em escala industrial na produção de vidro farmacêutico. “Nossa transformação tecnológica é uma tarefa gigantesca. Requer uma grande mudança no pensamento e, em alguns casos, inovações revolucionárias”, comenta o presidente da empresa, Frank Heinricht. Cerca de 40 milhões de euros serão destinados ao projeto.

 

RETROVISOR

Edição histórica
Em O Vidroplano de dezembro de 2011, nossos leitores conferiram a cobertura completa da histórica 10ª edição do Simpovidro, realizada de 24 a 27 de novembro no Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba, em Una (BA). O simpósio reuniu mais de setecentos participantes para dias de lazer, networking e conteúdo técnico, com palestras de grandes nomes da cultura nacional, como o velejador e medalhista olímpico Lars Grael e o empresário e psiquiatra Roberto Shinyashiki.

Este texto foi originalmente publicado na edição 612 (dezembro de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters