Vidroplano
Vidroplano

Caleidoscópio – fevereiro 2022

22/02/2022 - 10h40

DADOS & FATOS

Indústria cresce em 2021
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021 a indústria avançou 3,9%, após dois anos seguidos de queda. Apesar do resultado positivo, a elevação ainda não foi suficiente para compensar a perda de 2020, quando o setor foi fortemente afetado pela pandemia e recuou 4,5%.

Pequenas em alta
Segundo o Panorama da Pequena Indústria, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o índice de desempenho dessas empresas no último trimestre de 2021 ficou em 47,7 pontos, acima da média histórica de 43,4 pontos. É o segundo ano consecutivo em que o índice pode ser considerado positivo no quarto trimestre.

Desempenho dos moveleiros
O setor moveleiro, consumidor de vidros planos, fechou 2021 com receita de mais de R$ 78 milhões e com alta de 2,71% em peças fabricadas. A informação é da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel).

Janeiro preocupante para as montadoras
Enquanto isso, a produção de veículos no primeiro mês deste ano foi 27,4% menor que no mês anterior e as vendas caíram 26,1%. Para ser ter uma ideia da queda, a produção voltou ao nível de 19 anos atrás e as vendas internas retrocederam ao volume de 17 anos atrás. “Os problemas causados pela ômicron deverão ser amenizados nos próximos dois meses, permitindo um quadro mais próximo da normalidade em todas as atividades”, estima Luiz Carlos Moraes, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), responsável pelo levantamento.

 

FIQUE POR DENTRO

Lisec otimista para 2022

Quando a multinacional austríaca Lisec enviou suas considerações para a reportagem de capa de O Vidroplano de janeiro, sobre as expectativas do setor para 2022, nossa redação já tinha fechado os arquivos para enviar a publicação para gráfica. No entanto, segue abaixo a visão da empresa a respeito desse assunto:

“2021 foi excelente para a Lisec no mundo, tendo sido o ano com recorde de pedidos na história de mais de seis décadas da companhia. E também foi bom para os negócios no Brasil e na America Latina como um todo. Para 2022, estamos otimistas e acreditando no mercado videiro — do nosso ponto de vista, acreditamos que poderemos repetir o resultado de 2021. Estamos cada vez mais vendo a preocupação do setor com a automação das linhas produtivas, o que garante maior produtividade, processos de menor custo e qualidade reprodutível e assegurada. Já teremos uma planta toda automatizada no Brasil agora em 2022 e temos vários outros clientes nos procurando para projetos similares. Isso deixará nosso mercado mais próximo dos processadores dos países desenvolvidos.” Luiz Garcia, diretor da Lisec Sudamerica

 

RETROVISOR

Vidro no prédio mais alto do mundo
O Vidroplano de fevereiro de 2010 tem na seção “Vidro em Obra” reportagem sobre o então recém-inaugurado Burj Khalifa, prédio mais alto do mundo e localizado em Dubai, Emirados Árabes. O arranha-céu tem 800 m de altura e 174 mil m² de vidro.

Este texto foi originalmente publicado na edição 590 (fevereiro de 2022) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters