Vidroplano
Vidroplano

Caleidoscópio – fevereiro 2024

05/03/2024 - 15h35

DADOS & FATOS

Otimismo em alta…
A última edição da Pesquisa Rumos da Indústria Paulista, realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), mostra que 42,4% das mais de trezentas indústrias de transformação participantes estão otimistas em relação às vendas para este ano. Os empresários também acreditam em bom desempenho na produtividade: 45,8% preveem aumento nesse indicador.

…custos também
Houve diminuição de 12,3% de participantes que se dizem céticos sobre os custos gerais para a produção. No entanto, 43,3% demonstram algum grau de pessimismo para 2024 nesse assunto. Segundo levantamento da pesquisa, o crédito está com as mesmas condições de prazo e facilidade que em 2023, mas 46% dos empresários indicam um custo maior este ano.

Mais levantamentos
O Índice de Confiança da Indústria, do Ibre/FGV, encerrou janeiro em 97,4 pontos, marcando aumento de 1,8 ponto em relação ao mês anterior. O Índice de Expectativas também subiu: 0,8 ponto, encerrando o mês em 97 pontos. Valores abaixo de 100 pontos indicam pessimismo; acima, otimismo.

 

Foto: luchschenF/stock.adobe.com

Foto: luchschenF/stock.adobe.com

 

FIQUE POR DENTRO

Fotovoltaicos cada vez mais rentáveis
De acordo com o estudo World of Glass 2023, produzido pela associação norte-americana do segmento de vidro National Glass Association (NGA), a fabricação do material para uso em painéis fotovoltaicos já corresponde a 5% de todo o mercado da região. Três plantas de float locais se dedicam exclusivamente a atender esse ramo em ascensão. “Para o próximo ano, serão quatro linhas, e para 2026 espera-se mais uma ou duas”, comenta o presidente do Grupo NSG, Stephen Weidner, para reportagem da Glass Magazine, a revista da NGA.

 

 

RETROVISOR

Aumentando o portfólio
Em fevereiro de 1985, a União Brasileira de Vidros (UBV) informava ao mercado o início da produção de vidros texturizados coloridos. O produto era uma antiga demanda de nosso setor que enfim começava a ser fabricado em nosso país.

Este texto foi originalmente publicado na edição 614 (fevereiro de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters