Vidroplano
Vidroplano

Caleidoscópio – janeiro 2023

02/02/2023 - 16h15

DADOS & FATOS

Demandas da indústria
No começo do ano, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio de seu presidente Robson Braga, entregou ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, recém-empossado como ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, um plano de retomada do setor industrial para os primeiros cem dias de governo.

Foco no desenvolvimento
Nesse documento da CNI, estavam diversas propostas para o crescimento do segmento, incluindo a aprovação de uma reforma tributária, o estímulo ao investimento e inovação, a recriação do sistema de financiamento e garantia às exportações e o estabelecimento do BNDES como promotor da reindustrialização e do aumento da produtividade, entre outras.

Representação no governo
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) voltou a ser uma pasta independente. E quem assume a Secretaria do Desenvolvimento Industrial, Comércio, Serviços e Inovação da pasta é o economista Uallace Moreira. Doutor em Economia pela Unicamp, ele já atuou como pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e professor da Universidade Nacional de Seul, na Coreia do Sul.

De olho no mundo
E em relação ao que acontece na economia internacional? Segundo o Banco Mundial, a projeção é de que o crescimento global caia para 1,7% em 2023, ao contrário do crescimento visto em 2022 (2,9%). Se confirmado, será o terceiro ritmo mais fraco em quase três décadas, culpa de políticas destinadas a controlar a inflação alta ao redor do planeta.

 

FIQUE POR DENTRO

Pelo microscópio!
A AGC desenvolveu uma tecnologia digital que servirá para analisar de forma minuciosa os parâmetros de funcionamento de seus fornos. Chamada Cocoa, a tecnologia será aplicada a partir de fevereiro nas plantas da empresa, tendo a função de captar dados relevantes sobre a produção (como distribuição de calor, temperatura atingida e qualidade das chapas, entre outros) para entender como o processo pode ser otimizado. Com isso, os técnicos da companhia poderão conduzir de maneira mais direta e eficiente as avaliações e testes nos equipamentos. No futuro, a AGC pretende construir um sistema de produção baseado em previsões de simulação – e o primeiro passo para isso foi dado com o Cocoa.

 

RETROVISOR

Revolução no vidro nacional
Em janeiro de 1974, O Vidroplano (ainda em formato boletim) anunciava um fato histórico: a Pilkington concederia a licença para a fabricação do vidro float no Brasil. Segundo a nota, a Companhia de Vidro Santa Marina e a Cia. Produtora de Vidro – Providro se juntariam numa sociedade para produzir o material.

Este texto foi originalmente publicado na edição 601 (janeiro de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da foto de abertura: sergofan2015/stock.adobe.com



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters