Vidroplano
Vidroplano

Caleidoscópio – julho 2021

22/07/2021 - 11h00

DADOS & FATOS

Detalhes do crescimento da indústria em maio
De acordo com o IBGE, 73% do setor industrial brasileiro fechou no azul em maio, mês em que a produção teve elevação de 1,4%. Análise do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) mostra que a liderança coube aos Estados da Região Sudeste, sobretudo à indústria paulista (3,9%), que vinha enfrentando resultados desfavoráveis em série. “É possível que a locomotiva industrial do País esteja pegando tração. Em outras áreas, porém, o quadro não é muito promissor, como no Nordeste, onde a indústria permanece no negativo, e no Sul, ainda sem vitalidade”, pondera o Iedi.

Compra de materiais de construção
Levantamento da bandeira de cartões Visa indica que houve aumento de 38% na compra de materiais de construção com cartões da empresa no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Além disso, foi registrado incremento de quase 50% nos valores das transações em lojas do segmento, o que representa um aumento de 7% no tíquete médio gasto pelos consumidores.

Reforma tributária
Após forte reclamação da indústria, foi apresentado, no dia 13 de julho, um novo texto para a reforma tributária. “Tivemos conversas para buscar o entendimento e a sensibilidade para que o setor produtivo não fosse penalizado”, disse José Carlos Martins, presidente da CBIC. Para a CNI, a proposta anterior, original do governo, tinha diversos equívocos e tirava incentivos dos investimentos produtivos. “A realização de uma reforma tributária ampla no Brasil é mais do que urgente. Na verdade, já estamos muito atrasados”, defende a entidade.

Desempenho dos fornecedores italianos
A Gimav, entidade que reúne empresas italianas de equipamentos e insumos para o segmento de vidros (muitas delas com atuação no Brasil), divulgou seu balanço sobre 2020 e projeções para 2021. No ano passado, sob efeito da pandemia, a produção local diminuiu 16,6%, impactada pela queda nas exportações (14,9%) e nas vendas internas (20,7%). Para 2021, a associação registra recuperação das atividades no primeiro trimestre e estima aumento de 4,5% nas receitas até o fim do ano, ressaltando que o cenário ainda é instável e que pode haver mudanças.

 

FIQUE POR DENTRO

Gorilla Glass nos carros da Jeep
A Jeep passa a oferecer nos Estados Unidos a opção de utilização do Gorilla Glass, mesmo material aplicado em telas de Iphones e outros smartphones premium, em para-brisas do SUV Wrangler e da picape Gladiator. A aplicação se dá pela maior resistência do material a quebras e arranhões, além de ele ser mais fino e leve — o que impacta na emissão de menos poluentes. O material, produzido pela Corning, também é usado no Ford GT, primeiro modelo a adotar esse vidro.

 

RETROVISOR

Vidro temperado sempre com a marca
Em julho de 2012, a seção “Falando em normas” explicou a determinação da ABNT NBR 14698 – Vidro Temperado de que toda peça de vidro temperado deve ser marcada com a identificação do fabricante de forma indelével — ou seja, sem a possibilidade de se soltar do vidro. Por ser um requisito da norma, isso não é uma opção, mas sim um dever da indústria.

Este texto foi originalmente publicado na edição 583 (julho de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters