Vidroplano
Vidroplano

Caleidoscópio – junho 2021

19/07/2021 - 10h01

DADOS & FATOS

Indústria, comércio e serviços na pandemia
O Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) comparou o desempenho da indústria com os setores de comércio e serviço durante a pandemia. Com crescimento de 3,8% em abril deste ano, o comércio varejista está 0,3% acima do nível registrado em fevereiro de 2020, antes da chegada da Covid-19 no País. Já a indústria, a despeito da recuperação no segundo semestre do ano passado, teve um início de 2021 difícil e se encontra 1% abaixo do pré-pandemia.

Descentralização da indústria nacional
Estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que, em uma década, houve significativa desconcentração da indústria brasileira, com redução da participação da Região Sudeste no PIB industrial e aumento na contribuição das demais regiões. São Paulo, apesar de se manter na liderança, perdeu 5,5% de participação, a maior queda entre os Estados e Distrito Federal. Pará, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco e Mato Grosso do Sul formam o grupo dos cinco Estados de maior crescimento.

Falta de semicondutores impacta mercado automotivo
Segundo maior consumidor de vidros planos, o setor automotivo sofre com a falta global de semicondutores: um único veículo pode ter até 600 deles em sistemas eletrônicos de motorização, câmbio, segurança, conforto, entretenimento etc. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), desde janeiro o nível de produção nacional de veículos está entre 190 mil e 200 mil unidades (2019 fechou com média mensal de 241 mil automóveis). Enquanto a produção patina, o licenciamento de 188.700 unidades em maio representou alta de 7,7% sobre o mês anterior, com destaque para os 11.500 caminhões, melhor resultado do segmento desde dezembro de 2014.

Pronampe torna-se permanente
O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), instrumento de crédito para empresas com faturamento de até R$ 4,8 milhões, tornou-se permanente após sanção de lei no dia 2 de junho. As empresas poderão financiar até 30% da receita bruta de 2019 ou de 2020, com prazo de 48 meses para pagamento e 11 meses de carência. A taxa de juros máxima será a Selic + 6% ao ano.

 

FIQUE POR DENTRO

A era dos celulares com telas dobráveis
As empresas de tecnologia têm investido na produção de aparelhos premium com telas de vidro dobráveis — tecnologia exposta já algumas vezes na principal feira vidreira do mundo, a alemã Glasstec. Um dos aparelhos mais difundidos é o Galaxy Z Flip, da Samsung, que usa um vidro ultrafino da Schott — a Corning é outra fabricante com soluções do tipo para empresas de eletrônicos. De olho no mercado, o Google deve lançar dois aparelhos com vidros dobráveis: o Google Pixel 6 e seu irmão maior, o Pixel 6 Pro. É o nosso material como aliado da integração (mesmo que tecnológica) e progresso.

 

RETROVISOR

Há 12 anos, Abravidro disponibilizava cursos online
Sempre atenta às necessidades do mercado, a Abravidro lançou, na edição de junho de 2009, uma seleção de cursos online disponíveis para funcionários de suas empresas associadas. O serviço está disponível até hoje, em formato diferente: são 350 cursos nas áreas de administração, contabilidade, direito, finanças, gestão, liderança, idiomas, informática, logística, publicidade, marketing, recursos humanos e vendas.

Este texto foi originalmente publicado na edição 582 (junho de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters