Vidroplano
Vidroplano

Caleidoscópio – junho 2022

27/06/2022 - 11h58

DADOS & FATOS

Economia cresce no primeiro trimestre
A economia brasileira avançou 1% no primeiro trimestre de 2022 em comparação com o último trimestre do ano passado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação ao mesmo trimestre do ano passado, a alta foi de 1,7% e, no acumulado dos quatro trimestres, de 4,7%. A indústria ficou estável, com alta de 0,1%.

Maior confiança desde outubro de 2021
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), avançou 1,3 ponto em junho — de 56,5 pontos para 57,8. O resultado demonstra avanço em relação ao mês anterior e coloca a confiança do setor industrial no maior patamar desde outubro de 2021.

Alta dos juros
Industriais se manifestaram contra o avanço da Selic a 13,25% ao ano, medida anunciada em 15 de junho. Para a CNI, a elevação, além de “desnecessária”, trará custos adicionais para a economia. Rafael Cervone, presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), diz que a alta “representa uma estratégia monetária irresponsável perante a população brasileira, cuja prioridade é a criação de empregos, o aumento dos investimentos e a retomada do crescimento econômico”.

Projeto para desburocratizar a construção
A Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) lançou o Projeto Construa Brasil. A iniciativa tem o objetivo de desburocratizar e industrializar o setor da construção, promovendo a melhoria do ambiente de negócios e gerando empregos.

 

FIQUE POR DENTRO

Brasil perde posição em ranking de competitividade
O País caiu duas posições no Anuário Mundial de Competitividade 2022, produzido pelo Instituto Internacional de Desenvolvimento Gerencial, da Suíça. No ranking divulgado em 14 de junho, o Brasil aparece na 59ª posição entre as 63 economias analisadas, à frente apenas da África do Sul, Mongólia, Argentina e Venezuela. Nas primeiras colocações estão Dinamarca, Suíça, Cingapura e Suécia. A pesquisa considera quatro pilares críticos na análise da competitividade: desempenho da economia, eficiência do governo, ambiente de negócios e infraestrutura.

Um dos destaques positivos do Brasil é a energia renovável, frente em que o País ficou em 3º no mundo. Outro destaque brasileiro no relatório foi a presença de mulheres em cargos de liderança: ocupamos a 12ª posição, com 39% do total. Um dos principais desafios é o baixo investimento, com pouco mais de 1% do PIB revertido em pesquisa e desenvolvimento, segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) usados no relatório.

 

RETROVISOR

Há quatro anos, contamos tudo sobre a última Glass
Esta edição circulará na Glass South America 2022. Por conta da pausa ocasionada pela pandemia, a última vez que reportamos a feira tem tanto tempo que já cabe nesta seção: foi em junho de 2018, com todos os detalhes, lançamentos e curiosidades do evento daquele ano — O Vidroplano faz, por tradição, a melhor e mais completa cobertura da mostra. Este ano não será diferente! Fique atento ao nosso site, redes sociais e à edição de julho da revista.

Este texto foi originalmente publicado na edição 594 (junho de 2022) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

 

Crédito da imagem de abertura: thodonal/stock.adobe.com



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters