Vidroplano
Vidroplano

Caleidoscópio – maio 2020

28/05/2020 - 11h18

DADOS & FATOS

Impacto na indústria
A queda de produção da indústria brasileira em março foi maior do que se imaginava: 9,1%. Estados das regiões Norte e Sul tiveram os maiores tombos — no Rio Grande do Sul, a retração foi de 20,1%. Locais com indústrias mais diversificadas tiveram danos menores (São Paulo caiu 5,4%). Nenhum Estado ficou no azul.

Faturamento
Sete em cada dez empresas consultadas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) para o estudo Sondagem especial: impacto da Covid-19 na indústria revelaram ter tido queda no faturamento. Os principais motivos foram a inadimplência e o cancelamento de pedidos.

Financiamento da folha
Os bancos propuseram ao governo o aumento do limite de faturamento, hoje em R$ 10 milhões, para as empresas que têm acesso ao financiamento da folha de salários. Esse valor poderá aumentar em até cinco vezes. De acordo com as instituições financeiras, a procura por esse tipo de crédito até agora foi baixa.

 

FIQUE POR DENTRO

Ideias para a retomada
A BBC News ouviu economistas com propostas — por vezes conflitantes — para a recuperação da economia após a passagem da crise do novo coronavírus. Elencamos três possíveis soluções:

Investimento público: professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e ex-ministro da Fazenda e do Planejamento, Nelson Barbosa defende a retomada do investimento público em obras paradas ou de infraestrutura. Armínio Fraga, sócio da Gávea Investimentos e ex-presidente do Banco Central, aconselha o governo a fazer intervenções pontuais nos setores mais afetados. Alteração no teto de gastos e emissão de dívida pública estão entre as ideias para que o governo obtenha orçamento.

Garantia de renda: professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), Laura Carvalho apoia que a renda básica emergencial se torne permanente. “Temos no Brasil uma informalidade recorde e essa crise tende a agravar isso. Então temos de pensar na possibilidade de uma rede de proteção social maior, universal e que seja permanente.”

Continuidade das reformas: para Solange Srour, da ARX Investimentos, a PEC emergencial, que permite congelar salários do funcionalismo público, e as reformas administrativa e tributária são prioridade. “Não podemos cair no mesmo erro que cometemos no pós-crise de 2008, quando continuamos expandindo o fiscal e desestruturando a economia”, defende. As reformas, na visão da economista, vão elevar a confiança de empresários e investidores.

 

RETROVISOR

Jubileu de prata
Se esta edição celebra os 30 anos da Abravidro, O Vidroplano de maio de 2015 marcava o jubileu de prata da entidade. À época, o foco da reportagem comemorativa dos 25 anos esteve nos fundadores da associação. Foram ouvidos, inclusive, familiares dos que já não eram vivos. Oito empresários assinaram a ata de fundação da entidade:

– Celso de Almeida Magalhães

– Durval José de Figueiredo Caldeira

– Jaime Rodrigues da Custódia

– José Carlos Bulgari

– José Ricardo D’Araújo Martins

– José Silvio Diniz

– Léo Carlos Moran

– Soriedem Rodrigues

1990

 

Este texto foi originalmente publicado na edição 569 (maio de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters