Vidroplano
Vidroplano

Caleidoscópio – março 2021

19/03/2021 - 10h58

DADOS & FATOS

Resultado do PIB
No início de março, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o Produto Interno Bruto (PIB) nacional de 2020. Houve recuo de 4,1%. Entre os principais destaques negativos estão os setores de serviços, com queda de 4,5%, e indústria — esta oscilou negativamente em 3,5%.

Melhor do que o esperado
O resultado não chegou a ser tão devastador quanto se previa nos meses iniciais do surto da Covid-19. O Fundo Monetário Internacional (FMI) chegou a prever em junho passado que o PIB brasileiro encolheria 9,1%. Na visão do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento da Indústria (Iedi), tamanha amenização deveu-se ao conjunto de medidas emergenciais de combate aos efeitos econômicos da pandemia adotadas pelo Brasil, e também por outros importantes países, fazendo com que o PIB mundial e o comércio internacional também não diminuíssem tanto.

Pior desempenho da indústria em 5 anos
Os dados divulgados apontam que a queda interrompeu a trajetória de alta dos últimos dois anos. Além disso, desde 2016, o setor não apresentava recuo tão acentuado (-4,6% naquele ano). Os piores desempenhos dentro do segmento foram os da construção civil (-7%), que recuou após alta de 1,5% registrada em 2019, e da indústria de transformação (-4,3).

Bons resultados
Em janeiro, no entanto, os resultados alcançados foram positivos: houve aumento do emprego de mão de obra pelas fábricas, de acordo com a Sondagem Industrial, da Confederação Nacional da Indústria (CNI) — é o melhor para um mês de janeiro desde 2015. A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) computou que as vendas da indústria brasileira de máquinas e equipamentos somaram R$ 12,5 bilhões nesse mês, resultado 38,5% superior ao registrado no mesmo mês de 2020, e também o melhor para o mesmo período desde 2015.

 

FIQUE POR DENTRO

Vidro aramado no Copan
O vidro aramado virou assunto no Instagram da arquiteta Patrícia Pomerantzeff. Dona do perfil @domaarquitetura e de um dos canais sobre decoração mais seguidos no YouTube (pesquise por “Doma Arquitetura”), a profissional assumiu um projeto de revitalização de uma kitnet no Copan, um dos mais emblemáticos prédios de São Paulo assinado por Oscar Niemeyer. A kitnet reformada por Patrícia, de fachada voltada para o lado de trás da construção, não tem os icônicos brises e é toda envidraçada. A parte de baixo do envelopamento é preenchida por vidro aramado. Não tão conhecido pelo público, o aramado, vidro de segurança impresso e translúcido, possui uma rede metálica de malha quadriculada incorporada à sua massa. Ela segura os estilhaços de vidro caso haja rompimento da placa, reduzindo os riscos de ferimentos no momento da quebra e deixando o vão indevassável até sua substituição. Esse vidro também oferece privacidade e estética aos projetos, ampliando o conceito de iluminação e requinte.

Empolgada com a solução original do prédio (e olha que estamos falando de um projeto finalizado na década de 1960), Patrícia revelou aos seus seguidores que pretende usar aramados também nas divisórias dos ambientes internos do apartamento, oferecendo luz natural aliada à segurança e, claro, à beleza.

 

RETROVISOR

Norma de desempenho
A construção civil brasileira viveu um momento histórico em 19 de fevereiro de 2013 com a publicação, por parte da ABNT, da revisão da norma NBR 15575 — Edificações habitacionais – Desempenho. O documento rege tecnicamente todas as edificações residenciais e mudou, para melhor, a forma de se projetar e construir habitações no País. O Vidroplano de março de 2013 trouxe uma reportagem de capa detalhando as mudanças, adaptações necessárias ao mercado e muito mais.

Este texto foi originalmente publicado na edição 579 (março de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters