Vidroplano
Vidroplano

Caleidoscópio – março 2022

22/03/2022 - 11h37

DADOS & FATOS

Desempenho do PIB
O Produto Interno Bruto (PIB), resultado da soma dos bens e serviços finais produzidos no País, avançou 0,5% no quarto trimestre de 2021 e fechou o ano com crescimento de 4,6%, totalizando R$ 8,7 trilhões. Esse montante faz com que fossem superadas as perdas de 2020, quando, sob o impacto da pandemia da Covid-19, a economia nacional encolheu 3,9%.

Construção e transformação
O setor da construção civil apresentou avanço de 9,7% no PIB em 2021, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O percentual representa o maior crescimento em 10 anos. Já a indústria de transformação, apesar de ter acumulado crescimento de 4,5% no ano, perdeu tração ao longo dos meses e encerrou 2021 com queda de 6,9% no quarto trimestre ante o mesmo período de 2020.

Efeitos da guerra
Estudo elaborado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) aponta para a maior pressão inflacionária no País diante do conflito armado entre a Rússia e a Ucrânia. O aumento das commodities, além do possível encarecimento dos fretes, pode elevar ainda mais os preços dos insumos utilizados. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) também manifestou preocupação: para a entidade, a duração mais longa do conflito pode agravar alta de preços e afetar a saúde financeira de indústrias brasileiras.

Produção e confiança
De acordo com o IBGE, houve queda de 2,4% na produção industrial em janeiro deste ano em relação a dezembro de 2021. Na comparação com janeiro de 2021, a queda é ainda maior: de 7,2%. Os empresários também não estão muito otimistas: o Índice de Confiança Empresarial (ICE), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), caiu 0,5 ponto de janeiro para fevereiro deste ano. Com isso, chegou a 91,1 pontos em uma escala de 0 a 200 pontos, o menor nível desde abril de 2021.

 

FIQUE POR DENTRO

Em teste, forno da Pilkington funciona usando apenas biocombustível
A unidade da Pilkington — empresa do grupo NSG — em St Helens, cidade próxima a Liverpool, na Inglaterra, foi a primeira planta de vidros planos do mundo a acionar seu forno a partir do uso de 100% de biocombustível. A ação realizada recentemente é parte de um teste, em conjunto com a empresa de pesquisa e tecnologia Glass Futures, para encontrar alternativas sustentáveis ao tradicional gás natural. Foi utilizado por quatro dias um biocombustível feito a partir de resíduos orgânicos e que emite cerca de 80% menos dióxido de carbono do que o gás. No experimento, o forno funcionou com segurança e em plena produção, fabricando um pouco mais de 15 mil m² de vidros. Em 2021, também em um teste, a unidade de St Helens foi pioneira ao produzir nosso material usando hidrogênio como fonte de energia.

 

RETROVISOR

Mulheres no chão de fábrica
Em março de 2011, em razão do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, O Vidroplano produziu uma extensa reportagem de capa mostrando que mulheres começavam a ganhar espaço no chão de fábrica das empresas vidreiras — a presença feminina é historicamente mais comum nos escritórios.

Este texto foi originalmente publicado na edição 591 (março de 2022) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters