Vidroplano
Vidroplano

Caleidoscópio – março 2023

24/03/2023 - 09h30

DADOS & FATOS

Queda após cinco anos
Os números da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) revelam baixa nos lançamentos de unidades residenciais (-8,6%) e também nas vendas (-3,2%) em 2022, na comparação com o ano anterior. É a primeira queda do mercado imobiliário desde 2017. “Isso é perigoso para o país em relação ao emprego porque a venda de hoje é o emprego de amanhã”, comenta o presidente da CBIC, José Carlos Martins. O levantamento faz parte do estudo Indicadores Imobiliários Nacionais, divulgado no fim de fevereiro.

Indústria em pequena alta
Em pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a indústria nacional de transformação registrou alta em três indicadores no mês de janeiro em relação a dezembro: o número de vagas de emprego no setor subiu 0,5%; as horas trabalhadas cresceram 0,5%; e, por fim, a massa salarial aumentou 1,5%. Na comparação com janeiro de 2022, os indicadores também mostraram crescimento.

Medindo o humor
Segundo o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), o Brasil recuou 11 pontos no Indicador de Clima Econômico (ICE), atingindo 73,5 pontos no primeiro trimestre de 2023. A medição faz parte da Sondagem Econômica da América Latina, indicador que analisa as expectativas para a economia da região, assim como a percepção sobre a situação atual desse tema.

 

FIQUE POR DENTRO

Aposta no hidrogênio
A fabricante Schott realizou testes com hidrogênio para a produção de vidro em escala industrial. O projeto, chamado H2-Industry, consistiu na adição de 35% de hidrogênio no combustível usado no forno de sua unidade de Mainz, Alemanha, no ano passado. O teste foi considerado um sucesso, principalmente pelo fato de as altas temperaturas necessárias para a fusão do vidro terem sido alcançadas. Ainda existem questões a serem respondidas em relação à pesquisa, incluindo como o hidrogênio afeta a qualidade dos produtos, mas isso deverá ser respondido conforme mais ensaios forem feitos. “Só resolveremos a transformação da transição energética em cooperação com parceiros fortes e com a ajuda de uma política de estado forte em relação ao assunto”, alerta Jens Schulte, membro do Conselho de Administração da Schott.

 

RETROVISOR

Negócio de peso
Na edição de março de 2006, O Vidroplano noticiava um anúncio bombástico para o setor vidreiro internacional: a compra da Pilkington pela Nippon Sheet Glass (NSG). O negócio envolveria a aquisição de 80% das ações da Pilkington pelo valor de 1,8 bilhão de libras.

Este texto foi originalmente publicado na edição 603 (março de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters