Vidroplano
Vidroplano

Caleidoscópio – novembro 2020

19/11/2020 - 11h18

DADOS & FATOS

Produção retoma o nível pré-pandemia
Se na edição passada comemorávamos o avanço da produção industrial brasileira com a ressalva de que o rombo causado pela pandemia ainda não tinha sido totalmente recuperado, agora sim a comemoração é completa: de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial brasileira avançou 2,6% em setembro, na comparação com agosto, eliminando as perdas de 27,1% acumuladas em abril e março.

Mais dados positivos
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) também identificou os recentes bons resultados. De acordo com a entidade, a atividade industrial de setembro foi excepcionalmente forte para a época e as horas trabalhadas na produção praticamente voltaram ao patamar pré-pandemia (crescimento de 2,8 %), enquanto a utilização da capacidade instalada alcançou 79,4%. O faturamento continuou na ascendente (+5,2% em setembro).

Confiança no azul
Com isso, o empresário industrial mostra otimismo. O Índice de Confiança da Indústria (ICI), pesquisa elaborada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), apresentou crescimento de 4,5 pontos na passagem de setembro para outubro deste ano, alcançando a marca de 111,2 — em uma escala que vai de 0 a 200. Esse é o maior nível registrado desde abril de 2011, quando a confiança do empresário da indústria brasileira atingiu 111,6 pontos. Os dados divulgados pela FGV apontam crescimento da confiança em 16 dos 19 segmentos industriais pesquisados.

 

FIQUE POR DENTRO

Falta de matéria-prima atinge todos os setores
Segundo pesquisa realizada pela CNI, 68% das empresas consultadas estão com dificuldade para comprar matéria-prima no mercado nacional. O levantamento aponta também que, dentre as empresas que utilizam insumos importados regularmente, 56% informaram encontrar barreiras.

Pequenos são os mais afetados
A falta de insumos para a linha de produção das empresas atinge 70% das de pequeno porte e 66% das grandes. A sondagem aponta também que 44% relataram problemas para atender seus clientes. Entre os principais entraves estão falta de estoques (47%), procura maior que a capacidade de produção (41%) e incapacidade de aumentar a produção (38%).

Quando melhora?
De acordo com a opinião de 55% das indústrias ouvidas, a normalização da oferta ocorrerá a partir de 2021. Já 16% esperam que a retomada ocorra nos próximos seis meses.

 

RETROVISOR

Novos fornos
Em novembro de 2013, O Vidroplano registrou duas ações relacionadas a, na época, novos fornos erguidos no Brasil. Uma delas foi o evento de apresentação da primeira planta da AGC no Brasil, em Guaratinguetá (SP); a outra foi a visita promovida pela Vivix para que vidreiros conhecessem a unidade de Goiana (PE) — com direito a foto dentro do forno —, que seria inaugurada em 2014.

Este texto foi originalmente publicado na edição 575 (novembro de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters