Vidroplano
Vidroplano

Caleidoscópio – novembro 2021

22/11/2021 - 10h51

DADOS & FATOS

O boom da construção
A construção civil deverá ter, em 2021, o maior crescimento para o setor dos últimos 10 anos. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) alterou a expectativa de alta do Produto Interno Bruto (PIB) da área para 5% — a previsão anterior era de 4%. A evolução dos indicadores de atividade do setor em todo o País, conforme dados da Sondagem Indústria da Construção, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com apoio da CBIC, mostra que, no terceiro trimestre, o nível de atividade foi de 50,4 pontos. Indicador maior só ocorreu em 2010, quando era de 54,5 pontos.

Poderia ser ainda melhor
A melhora das atividades da construção se deve ao incremento do financiamento imobiliário, à demanda consistente, ao avanço do processo de vacinação e à continuidade de pequenas obras e reformas. Se não fossem a inflação exagerada e a falta de insumos, o crescimento dos índices seria ainda mais expressivo, avalia a CBIC.

Preocupações
Inflação e falta de insumos não atrapalham apenas a construção civil. Micros e pequenas (MPEs) indústrias apontam a falta ou o alto custo de matéria-prima como um dos principais problemas enfrentados no último ano. A informação é da edição do terceiro trimeste deste ano do Panorama da Pequena Indústria, da CNI.

 

RETROVISOR

Marcos da Abravidro
A edição de outubro de 2003 saiu recheada de novidades: além de destacar a então nova sede da Abravidro, na Rua Monte Alegre, no bairro paulistano das Perdizes, comunicou a parceria da entidade com o Instituto Falcão Bauer para ensaios de vidros e anunciou a criação do portal de notícias da associação.

 

FIQUE POR DENTRO

Gastronomia com vista proporcionada pelo vidro

Quem não gosta de apreciar um bom prato diante de uma vista panorâmica? Essa é uma mistura que não tem como dar errado e tem se tornado cada vez mais comum — já tem até nome, “rooftop”, como costumam ser chamados bares ou restaurantes em coberturas de prédios. São Paulo acaba de receber mais um, o Priceless (foto), no terraço do Edifício Alexandre Mackenzie, mais conhecido por abrigar o Shopping Light. Guarda-corpos de vidro oferecem segurança sem impedir a vista para o Theatro Municipal e Vale do Anhangabaú. Com mais vidro, o Lassù (na Zona Norte paulistana e com vista de tirar o fôlego) e os moderninhos Seen e The View — na região da Avenida Paulista — contam com paredes envidraçadas que desnudam a cidade. Todos bebem na fonte do Terraço Itália. Erguido no Centro da cidade, há décadas ele oferece pratos da alta gastronomia acompanhados da vista da metrópole — através do vidro, claro.

Este texto foi originalmente publicado na edição 587 (novembro de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters