Vidroplano
Vidroplano

Caleidoscópio – novembro 2022

23/11/2022 - 11h59

DADOS & FATOS

Indústria desacelera em setembro
Os Indicadores Industriais da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelam um quadro de desaceleração da indústria brasileira em setembro. O faturamento caiu 0,2% na comparação com agosto, assim como o emprego (-0,4%) e a utilização da capacidade instalada (-1,9%). Em compensação, a massa salarial e o rendimento cresceram pelo quarto mês consecutivo, mostrando avanço em sete dos nove meses do ano.

Inflação prejudica programa Casa Verde e Amarela
Cerca de 20% das construtoras que atuam no programa de habitação popular do Governo Federal suspenderam lançamentos de obras, ou mesmo deixaram de fazer parte da iniciativa, por conta da alta da inflação. Das 791 empresas participantes ano passado, restaram 635 em 2022, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional. A inflação setorial cresceu 11,2% no acumulado dos últimos 12 meses até agosto de 2022

Construção deve crescer 6% em 2022
Mas nem tudo é notícia ruim: a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) elevou de 3,5% para 6% a projeção de crescimento desse setor para este ano. Desde o terceiro trimestre de 2020, a construção apresenta números positivos, graças ao aquecimento das atividades do mercado imobiliário nesse período. “Com a pandemia no Brasil as famílias ressignificaram o valor da casa própria. Assim, os lançamentos e as vendas cresceram, trazendo maior dinamismo para a atividade setorial”, explica a economista da CBIC, Ieda Vasconcelos.

PIB de 2020 revisado
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a queda do PIB brasileiro em 2020, primeiro ano da pandemia, é menor do que o estimado. Ao invés de 3,9%, a baixa da economia nacional passou para 3,3%. Com isso, 2020 deixa de representar o maior tombo da série histórica (2015 fica com essa marca, com queda de 3,5%).

 

FIQUE POR DENTRO

Vendas em alta (custo dos insumos também…)
O grupo francês Saint-Gobain reportou um crescimento de 19,6% nas vendas durante o terceiro trimestre deste ano – o acumulado do ano mostra aumento de 16,6% na comparação com 2021. Ao mesmo tempo, a Sisecam, maior fabricante de vidro da Turquia e importante player do setor na Europa, divulgou que atingiu a marca de 3,5 bilhões de dólares em vendas nos primeiros nove meses de 2022 – do total, 63% representam negócios feitos internacionalmente. No entanto, apesar dos bons números, um assunto tira o sono de ambas as empresas: os custos com energia elétrica e matéria-prima. A Saint-Gobain, por exemplo, espera que os gastos com esses insumos aumentem mais de 2,9 bilhões de dólares em 2022. Por isso, o trabalho com fontes alternativas de eletricidade (indo além do gás atualmente usado) é prioridade para nossa cadeia – como O Vidroplano mostrou em reportagens de agosto e setembro.

 

RETROVISOR

Como uma onda
Há dez anos, na edição de novembro de 2012, O Vidroplano mostrava em primeira mão uma incrível obra com nosso material: a cobertura de vidro na entrada do CasaShopping, no Rio de Janeiro. O projeto, desenvolvido pelo arquiteto israelense Nir Sivan, usa os conceitos da “arquitetura orgânica” para imitar as formas da natureza – no caso, o movimento domar que banha a Cidade Maravilhosa.

Este texto foi originalmente publicado na edição 599 (novembro de 2022) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da foto de abertura: Miha Creative/stock.adobe.com



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters