Vidroplano
Vidroplano

Caleidoscópio – outubro 2020

21/10/2020 - 10h03

DADOS & FATOS

Produção segue crescendo
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial nacional cresceu 3,2% em agosto, quarta alta seguida. Porém, na média nacional, a produção segue 2,6% abaixo da pré-pandemia.

O Estado de São Paulo produziu 0,6% menos do que o verificado em fevereiro, mês que antecedeu as medidas de isolamento social para enfrentamento da pandemia. O Rio de Janeiro quase igualou o segundo mês do ano: ficou, em agosto, 0,1% abaixo do registrado antes da crise.

Sangria superada
Dos 15 locais acompanhados pela Pesquisa Industrial Mensal Regional (PIM-Regional) do IBGE, 6 superaram, em agosto, o nível de produção de fevereiro. O Amazonas produziu 7,6% a mais do que em fevereiro deste ano. Os outros Estados que superaram o nível anterior à eclosão da doença no País foram Pará (5,5% acima de fevereiro), Ceará (5%), Goiás (3,9%), Minas Gerais (2,6%) e Pernambuco (0,7%).

Faturamento recuperado
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) informou que as vendas de agosto do setor industrial ultrapassaram o patamar verificado no início do ano, antes da pandemia da Covid-19. De acordo com a entidade, o faturamento real da indústria aumentou 2,3% na comparação com julho; e 3,6% em relação ao mesmo mês de 2019. No acumulado do ano, no entanto, os números ainda somam queda de 3,9%, em relação ao período de janeiro a agosto de 2019.

Indústria volta a gerar empregos
Segundo a CNI, o emprego industrial registrou, em agosto, a primeira alta neste ano e cresceu 1,9% em relação ao indicador de julho. Tomando-se dados de agosto de 2019, tem-se queda de 2,9%. “Com esse desempenho, o nível de emprego já se encontra próximo do que vigorava pré-crise, após ajuste sazonal”, informa a entidade.

Boom imobiliário em SP
De acordo com dados divulgados pelo Secovi-SP, em agosto, 6.350 apartamentos novos foram vendidos, ou seja, 46,3% a mais do que em julho e 35% acima do que seu viu no mesmo mês do ano anterior. No acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento registrado foi de 17,1%. Levando em conta os empreendimentos lançados, em agosto foram alcançadas 8.039 unidades, representando aumento de 207,5% em comparação a julho. O mês também foi o mais promissor em vendas e lançamentos desde o início da pesquisa, em 2004.

América Latina em situação difícil
Dados da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido) registram o resultado da pandemia para a indústria de transformação mundial: um baque de -11,2% no segundo trimestre se comparado ao mesmo período do ano passado. O impacto maior foi registrado nos ramos de grande intensidade tecnológica. A indústria dos países emergentes foi a que mais sofreu, 22% de queda, com estrago sensível entre os países da América Latina: recuo de 24,2%. A média da queda entre os países mais industrializados foi de -16,4%.

 

FIQUE POR DENTRO

Nova linha de crédito para se investir em Indústria 4.0
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) colocou à disposição do mercado a linha Crédito Serviços 4.0. O objetivo é liberar verbas para o financiamento de serviços tecnológicos avançados, especialmente para pequenas e médias empresas. O valor limite por operação é de R$ 5 milhões, com prazo de pagamento de até 120 meses e carência de 3 a 24 meses.

A notícia vem em boa hora. A ausência de recursos próprios e de financiamentos adequados é um dos principais entraves para o desenvolvimento da Indústria 4.0 no Brasil. A informação faz parte de estudo elaborado pela CNI que revela os gargalos para apresentar perspectivas e soluções ao desenvolvimento da Indústria 4.0.

“As principais nações industrializadas inseriram o desenvolvimento da Indústria 4.0 no centro das estratégias de política industrial para preservar e aumentar sua competitividade. O Brasil precisa fazer o mesmo. A capacidade de a indústria brasileira competir internacionalmente dependerá da nossa habilidade de promover essa transformação”, comenta o diretor de Desenvolvimento industrial da CNI, Carlos Eduardo Abijaodi.

 

RETROVISOR

O Vidroplano para o mundo
Em outubro de 2000, em uma ação inédita, publicamos O Vidroplano também em inglês, para ser distribuída na edição daquele ano na Glasstec. Principal feira vidreira do mundo, ela é realizada a cada dois anos em Düsseldorf, Alemanha.

Este texto foi originalmente publicado na edição 574 (outubro de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters