Vidroplano
Vidroplano

Caleidoscópio – outubro 2021

20/10/2021 - 13h49

DADOS & FATOS

Produzir está caro
A inflação que atinge o consumidor final é fruto não da demanda crescente, mas dos elevados custos de produção, fenômeno que os economistas chamam de “inflação de custos”. Enquanto o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro subiu 1,16% — maior variação para um mês de setembro desde 1994 —, acumulando 6,90% em 2021 e 10,25% nos últimos 12 meses, o Índice de Preços ao Produtor (IPP) medido pelo IBGE e que mensura a variação dos custos de produtos na “porta da fábrica”, sem impostos e frete, marca acréscimo de 1,86% em agosto (dado mais recente). No ano, o aumento acumulado nos preços da indústria chegou a 23,55% e, em 12 meses, a 33,08%.

Confiança em queda
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) registrou queda em setembro. De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), os 30 segmentos pesquisados demonstram perder o otimismo na comparação com o resultado de agosto. É a primeira vez, desde março de 2021, que os empresários de todos os setores abordados mostraram-se desanimados em relação às condições de seus negócios. Apesar do resultado negativo, o indicador permanece acima da linha de corte de 50 pontos – o índice varia de 0 a 100.

CNI revisa PIB industrial
A CNI revisou para baixo a previsão do Produto Interno Bruto (PIB) da indústria para 2021. A nova estimativa é de alta de 6,1% — ante 6,9% feita em julho.

Indústria impulsiona geração de empregos
Segundo o IBGE, a geração de empregos ficou estável no segundo trimestre deste ano — cresceu 0,1%. Na indústria de transformação, no entanto, a ocupação de mão de obra aumentou 1,4%, o equivalente a 86 mil novos postos de trabalho.

 

FIQUE POR DENTRO

Vidro que não quebra, mas dobra
O vidro segue sendo alvo de estudos pelo mundo. A novidade agora vem da Universidade McGill, localizada em Montreal, no Canadá. Pesquisadores criaram um material composto por vidro e acrílico que, quando impactado, ao invés de se quebrar, é flexionado — a exemplo do que acontece com alguns produtos plásticos. A ideia dos pesquisadores é tornar o produto escalável para ser aplicado em soluções como telas de celular.

 

RETROVISOR

Foco na segurança
Em outubro de 2010, reportagem de O Vidroplano repercutia o lançamento, naquele ano, da campanha Cuidado! Vidro em Movimento. Idealizada pela Ascevi-SC e produzida pela Abravidro, a iniciativa conscientiza processadores e distribuidores sobre a importância de se evitar acidentes de trabalho. Até hoje um kit é distribuído para associados da Abravidro com vídeo de treinamento, manual de orientação para empregadores, cartilha para funcionários e cartaz para o quadro de avisos das empresas.

Este texto foi originalmente publicado na edição 586 (outubro de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters