Caleidoscópio – setembro 2019
19/09/2019 - 10h08
DADOS & FATOS
PIB, indústria e construção
Segundo o IBGE, o Produto Interno Bruto (PIB) nacional aumentou 0,4% no segundo trimestre deste ano em relação ao primeiro trimestre. A indústria cresceu 0,7% no período, com participação importante dos transformados (+2%). A construção também mostrou sinais de recuperação, com aumento de 1,9%.
Calmaria no setor de transformação
Quando olhamos para o primeiro semestre inteiro, a indústria diminuiu sua produção em 1,6% em relação ao mesmo período de 2018. A indústria de transformação ficou muito próxima da estagnação (+0,2%) e a situação piorou em muitas de suas atividades, segundo levantamento feito pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) com 93 ramos industriais.
Indústria perde participação no PIB
De acordo com o boletim A indústria em números, da CNI, em 2008 o setor era responsável por 27,3% do PIB nacional. Em 2018, sua fatia foi de 21,6%. Mas esse não é um fenômeno exclusivo brasileiro: houve redução na Argentina, Estados Unidos, Índia e até China — 47% em 2008, 40,7 em 2018. Parte do fenômeno pode ser atribuído à transformação tecnológica e digital, que aumenta a parcela dos serviços no PIB.
Bons sinais na construção
Houve aumento de mão de obra empregada (de acordo com o SindusCon, 1,17% nos sete primeiros meses do ano no comparativo com os mesmos meses de 2018) e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) divulgou que as vendas de imóveis residenciais novos subiram 22,9% no segundo trimestre de 2019 em relação ao primeiro — 16% na comparação com o mesmo intervalo de 2018.
FIQUE POR DENTRO
Clientes e tendências de consumo para 2020
15 de setembro é o dia de uma peça fundamental para qualquer indústria ou prestador de serviços: o cliente. Por isso, vale a pena olhar para algumas conclusões de um estudo recente da consultoria londrina Worth Global Style Network (WGSN) sobre tendências de consumo para 2020:
1- Compra mobile: O e-commerce já não é novidade, mas a WGTS acrescenta que boa parte das pessoas já se sente mais confortável ao estabelecer contato por meios digitais do que ao vivo. Nesse âmbito, é possível perceber que a tomada de decisão pelos usuários é feita antes mesmo da visita física. Por isso é tão importante ter uma estrutura de venda e atendimento pela Internet.
2- Os sentimentos importam: A tendência pró-digital não elimina a importância da boa experiência e atendimento caloroso. As empresas devem desenvolver estratégias que reúnam o humano e o tecnológico.
3- Confiança é tudo: Com tanta informação e avaliações disponíveis na Internet, o cliente é desconfiado. Procure entender seus temores e seja sempre transparente.
4- Ambientalmente correto: Segundo o estudo, o consumidor levará questões ambientais cada vez mais em conta. Ele se importa se o insumo utilizado na fabricação de um produto agride a natureza ou se aquele material pode ser reciclado. Como o vidro é 100% reciclável e tem características que favorecem a sustentabilidade — principalmente os de maior valor agregado —, há ganchos para os vidreiros explorarem.
RETROVISOR
O mês dos fornos
Nos mais de 60 anos de nossa revista, várias edições de O Vidroplano publicadas em setembro trouxeram notícias importantes sobre plantas vidreiras:
1982
Noticiamos que a Cebrace poderia acender seu primeiro forno em novembro daquele ano
1998
Guardian inaugura sua planta em Porto Real (RJ), a primeira da empresa no País
2004
Cebrace celebra o acendimento do C4, forno de Barra Velha (SC)
2013
AGC inicia as operações de seu primeiro forno no Brasil, em Guaratinguetá (SP)
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