Vidroplano
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Caleidoscópio – setembro 2019

19/09/2019 - 10h08

DADOS & FATOS

PIB, indústria e construção
Segundo o IBGE, o Produto Interno Bruto (PIB) nacional aumentou 0,4% no segundo trimestre deste ano em relação ao primeiro trimestre. A indústria cresceu 0,7% no período, com participação importante dos transformados (+2%). A construção também mostrou sinais de recuperação, com aumento de 1,9%.

Calmaria no setor de transformação
Quando olhamos para o primeiro semestre inteiro, a indústria diminuiu sua produção em 1,6% em relação ao mesmo período de 2018. A indústria de transformação ficou muito próxima da estagnação (+0,2%) e a situação piorou em muitas de suas atividades, segundo levantamento feito pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) com 93 ramos industriais.

Indústria perde participação no PIB
De acordo com o boletim A indústria em números, da CNI, em 2008 o setor era responsável por 27,3% do PIB nacional. Em 2018, sua fatia foi de 21,6%. Mas esse não é um fenômeno exclusivo brasileiro: houve redução na Argentina, Estados Unidos, Índia e até China — 47% em 2008, 40,7 em 2018. Parte do fenômeno pode ser atribuído à transformação tecnológica e digital, que aumenta a parcela dos serviços no PIB.

Bons sinais na construção
Houve aumento de mão de obra empregada (de acordo com o SindusCon, 1,17% nos sete primeiros meses do ano no comparativo com os mesmos meses de 2018) e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) divulgou que as vendas de imóveis residenciais novos subiram 22,9% no segundo trimestre de 2019 em relação ao primeiro — 16% na comparação com o mesmo intervalo de 2018.

 

FIQUE POR DENTRO

Clientes e tendências de consumo para 2020
15 de setembro é o dia de uma peça fundamental para qualquer indústria ou prestador de serviços: o cliente. Por isso, vale a pena olhar para algumas conclusões de um estudo recente da consultoria londrina Worth Global Style Network (WGSN) sobre tendências de consumo para 2020:

1- Compra mobile: O e-commerce já não é novidade, mas a WGTS acrescenta que boa parte das pessoas já se sente mais confortável ao estabelecer contato por meios digitais do que ao vivo. Nesse âmbito, é possível perceber que a tomada de decisão pelos usuários é feita antes mesmo da visita física. Por isso é tão importante ter uma estrutura de venda e atendimento pela Internet.

2- Os sentimentos importam: A tendência pró-digital não elimina a importância da boa experiência e atendimento caloroso. As empresas devem desenvolver estratégias que reúnam o humano e o tecnológico.

3- Confiança é tudo: Com tanta informação e avaliações disponíveis na Internet, o cliente é desconfiado. Procure entender seus temores e seja sempre transparente.

4- Ambientalmente correto: Segundo o estudo, o consumidor levará questões ambientais cada vez mais em conta. Ele se importa se o insumo utilizado na fabricação de um produto agride a natureza ou se aquele material pode ser reciclado. Como o vidro é 100% reciclável e tem características que favorecem a sustentabilidade — principalmente os de maior valor agregado —, há ganchos para os vidreiros explorarem.

 

RETROVISOR

O mês dos fornos
Nos mais de 60 anos de nossa revista, várias edições de O Vidroplano publicadas em setembro trouxeram notícias importantes sobre plantas vidreiras:

1982
Noticiamos que a Cebrace poderia acender seu primeiro forno em novembro daquele ano

Design sem nome (3)

1998
Guardian inaugura sua planta em Porto Real (RJ), a primeira da empresa no País

Design sem nome (1)

2004
Cebrace celebra o acendimento do C4, forno de Barra Velha (SC)

Design sem nome (2)

2013
AGC inicia as operações de seu primeiro forno no Brasil, em Guaratinguetá (SP)

Design sem nome (4)

Este texto foi originalmente publicado na edição 561 (setembro de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



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