Vidroplano
Vidroplano

Caleidoscópio – setembro 2021

27/09/2021 - 10h09

DADOS & FATOS

Transformação cai, construção sobe
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) ficou estável no segundo trimestre deste ano, com variação negativa de 0,1%. Devido ao cenário de desvalorização do real e aumento no valor dos insumos, a indústria de transformação, com destaque para a automobilística, recuou 2,2%. A construção civil, por sua vez, cresceu 2,7%.

Avaliações distintas
Após sucessivos aumentos, o Índice de Confiança das Micro e Pequenas Empresas (IC-MPE), medido pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), constatou estagnação em agosto. Influenciado principalmente pela queda da confiança dos empreendedores da indústria em 3,2 pontos, a média geral do IC-MPE se manteve estável em 100 pontos — nível considerado neutro. Já o Índice de Confiança Empresarial (ICE) da FGV, com empresas de todos os portes, registrou crescimento de 0,5 ponto em relação ao mês anterior, alcançando assim 102,4 pontos.

Produção abaixo do nível pré-pandemia
A produção industrial, de acordo com o IBGE, encolheu 1,3% em julho, na série com ajuste sazonal. A queda foi a pior para o mês desde 2015 e o desempenho é inferior ao que o mercado esperava. Mesmo acumulando alta de 11% no ano, o setor está 2,1% abaixo do nível registrado em fevereiro de 2020, antes da pandemia ter início no País.

Crise hídrica no radar
Nove em cada dez empresários estão preocupados com a crise hídrica. É o que mostra levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) junto a 572 empresas. O maior receio dos industriais é o aumento do custo da energia: 83% apontaram essa como a principal preocupação, 63% se dizem preocupados com o risco de racionamento e 61% temem a possibilidade de instabilidade ou de interrupções no fornecimento de energia. O setor industrial é responsável hoje por 35% da energia elétrica usada no País.

 

FIQUE POR DENTRO

Tesla desenvolve limpador de vidro a laser
A Tesla, empresa do empreendedor Elon Musk focada no desenvolvimento de veículos elétricos, registrou a patente de um limpador de vidros a laser. A tecnologia permite a limpeza não apenas do para-brisa, mas de todos os vidros do automóvel: ao ser disparado angularmente, o laser vaporiza qualquer sujeira sólida. A empresa possui ainda a patente de um limpador de para-brisa magnético, que pode atuar como complemento ao a laser, sobretudo na eliminação da água sobre o vidro.

 

RETROVISOR

O início do processo de certificação
O Vidroplano de setembro de 1999 trouxe, tanto no editorial como em reportagem, a informação de que a Abravidro, então Andiv, havia assinado convênio com o Instituto Falcão Bauer para a certificação de vidros temperados e laminados pelo Inmetro. “Os produtores de vidros poderão contar com o selo em seus produtos, oferecendo ao consumidor mercadorias com qualidade certificada”, explicava a revista.

Este texto foi originalmente publicado na edição 585 (setembro de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters