Vidroplano
Vidroplano

Caleidoscópio

19/08/2019 - 14h24

DADOS & FATOS

Queda na criatividade
O Brasil perdeu duas posições no Índice Global de Inovação, principal ranking mundial sobre criatividade na indústria. O País é agora o 66º entre 129 países, ficando atrás do Chile (51º), Costa Rica (55º) e México (56º), por exemplo. A Suíça lidera a lista, os Estados Unidos estão em 3º lugar e a China ocupa a 14ª posição.

China

Por mais competitividade
O governo estabeleceu como meta que o Brasil melhore dez posições, até 2022, no índice de inovação do Relatório Global de Competitividade, publicado pelo FMI. Estamos na 72ª colocação entre 140 países.

Montadoras comemoram julho
A produção automotiva cresceu em julho, se comparada ao mesmo período em 2018: 8,4% mais veículos e alta de 23,3% nos caminhões. Também houve aumento nos emplacamentos. É o melhor julho desde 2014 para veículos e caminhões. As informações são da Anfavea, associação das montadoras, consumidoras do nosso material.

Equipamentos vidreiros
De acordo com a Gimav, entidade das empresas italianas produtoras de maquinários para o vidro, a indústria de máquinas para vidros planos na Itália cresceu 2,08% em 2018. O Brasil é o 4º maior importador dos equipamentos.

A finlandesa Glaston, por sua vez, divulgou que suas vendas mundiais aumentaram 5,5% no segundo trimestre deste ano.

 

FIQUE POR DENTRO

Vidro e Olimpíadas
Acompanhou o bom desempenho brasileiro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, agora em agosto? Foi um belo aperitivo para as Olimpíadas do ano que vem. Por falar nisso, o Comitê Olímpico Internacional (COI), organizador do evento, celebrou seu 125º aniversário este ano inaugurando a sua nova sede em Lausanne, Suíça. A Olympic House, como é chamada, tem design futurista e uma fachada dupla de vidro, cada uma delas com 194 chapas. A fachada interior tem 2.300 m² e é fixada com juntas de silicone. Já a exterior tem 3.100 m² e suas chapas estão dispostas como se fossem brises.

Olympic_House

Tóquio 2020
A edição do próximo ano dos jogos terá vidro! A Musashino Forest Sports Plaza, primeira estrutura a ficar pronta, tem fachada feita com o nosso material. A estrutura receberá partidas de badminton e lutas de esgrima.

Em 2008
Já faz tempo, mais de dez anos. Mas as Olimpíadas de Pequim, em 2008, abusaram do vidro de tal forma que foram capa de O Vidroplano de agosto daquele ano. Os estádios de Tianjin e Shenyang, apelidado de “Coroa de Cristal” (foto), o Velódromo de Laoshan e a Arena de Esgrima foram algumas das construções com (muito!) vidro.

 

RETROVISOR

Em agosto de 1995,
a edição 272 de O Vidroplano trazia em sua capa uma novidade que até hoje impacta o setor: o lançamento do 1º Simpovidro, que seria realizado no fim daquele ano no Rio de Janeiro.
mockup_revista

Hoje o evento está consolidado
como o principal encontro vidreiro da América Latina!

Aquela edição também marcava
a inauguração de um novo projeto gráfico para a revista.

Este texto foi originalmente publicado na edição 560 (agosto de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters