Vidroplano
Vidroplano

Certificação é a solução!

22/10/2018 - 09h00

Em tempos de poucos negócios, uma das principais metas dos empresários é deixar o processo produtivo mais eficiente e enxuto, além de levar credibilidade a seus produtos. A boa notícia para o setor vidreiro é que nossas empresas não precisam quebrar a cabeça para fazer isso: basta garantir a certificação do temperado oferecida pelo Inmetro! Atualmente, quase cem empresas em todo o Brasil contam com essa chancela estampada em seus vidros. Mas, afinal, como funciona a certificação?

Segundo Edweiss Silva, o Ed, consultor da Abravidro para o assunto, a empresa passa por três avaliações:

Processo de fabricação: Deve estar adequado para produzir itens de qualidade, seguindo requisitos do próprio Inmetro;
Sistema de gestão da qualidade: É obrigado a atender alguns dos requisitos da norma mundial ISO 9001;
Ensaios: Os vidros precisam ser aprovados nos testes de desempenho, conforme a NBR 14698 — Vidro temperado.

Após essas etapas, os temperados estão aptos para receber a chancela. O consultor frisa: “Quanto mais empresas se interessarem pelo processo, mais o setor vai evoluir tecnicamente, com produtos seguros e concorrência justa!”

O que a certificação faz por sua empresa?
NOVA
- O Inmetro é a principal referência de qualidade no Brasil. Estar atestado pela entidade é a garantia de que você esteja um passo à frente da concorrência;
– Ter o selo exposto em seu temperado comprova que o produto atende os requisitos das normas técnicas da ABNT;
– Sua processadora poderá obter credenciamento como fornecedor junto ao BNDES. Com isso, seus clientes terão acesso a seus produtos com a comodidade dessa linha de crédito. Como ela garante opção de pagamento facilitado, com juros atrativos, isso aumentará o alcance de seus negócios;
– Você conseguirá fornecer também para grandes construtoras, que normalmente compram apenas produtos certificados. Estar presente em obras de maior porte trará confiança para novos clientes fazerem negócios com você.

 

A certificação do temperado NÃO É um bicho de sete cabeças!
bicho

Processo simples, se comparado a outras certificações;
– O processo dura, em média, apenas três meses;

E não se esqueça: a Abravidro oferece consultoria para as empresas que buscam a certificação. Ed é o responsável por acompanhar todos os procedimentos, auxiliando as processadoras no que for necessário para se adequar a esses requisitos.

Se você é associado, tem direito a um valor exclusivo
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail abravidro@abravidro.org.br ou (11) 3873-9908.

 

Qual é a importância da certificação para o setor?
Nada melhor do que ouvir algumas das primeiras empresas que buscaram o selo.

“A Linde Vidros sempre esteve preocupada com a qualidade do produto. A certificação foi uma forma de comprovar a efetividade do vidro temperado aos nossos clientes. Não bastava apenas ter um excelente produto, era necessário atestar a qualidade do temperado, produto conhecido por sua segurança e resistência. Com a certificação, conseguimos abrir novas portas no mercado e fidelizar clientes que exigem alto padrão de qualidade. Além disso, com a certificação, os procedimentos internos precisaram de maior controle e, como consequência, foi possível eliminar desperdícios e reduzir custos de produção.”
Daniel Vanderlinde,
diretor da Linde Vidros

“A decisão veio ao encontro de nossa política de qualidade. Obter o certificado de conformidade da qualidade de um produto ou serviço por um órgão creditado, mesmo que ele seja voluntário, demonstra responsabilidade da empresa para com seus clientes. O fato de sermos auditados por consultores externos nos traz a chance de conhecer a opinião de pessoas isentas em relação ao nosso dia a dia. Esse olhar de fora nos proporciona oportunidades de melhorias, enriquecendo nossa capacidade de respostas para demandas pertinentes às necessidades do mercado.”
Leandro Gonçalves,
gerente de Projetos da Divinal Vidros

“Temos treze anos de certificação. Na época, quando foi decidido passar por esse processo, não havia nenhuma empresa em Minas Gerais certificada e, por estratégia de mercado, o grupo decidiu pelo selo. Além do marketing favorável à empresa, a certificação trouxe um maior cuidado e critério para com nossos processos internos de trabalho. Isso se reflete na organização produtiva e na tratativa dos poucos problemas que ocorrem em relação aos pedidos dos clientes.”
Geraldo de Freitas Júnior,
diretor da CristalTemper

VBF_1344A certificação Inmetro é boa para todo mundo:
VIDRACEIRO: Ao comprar temperados certificados, adquire um enorme diferencial comercial, podendo explorar isso com seus clientes
ESPECIFICADOR: Optando por produtos atestados, evita problemas futuros com os usuários das obras
CLIENTE FINAL: Ao escolher esse produto para sua residência ou empreendimento, conta com uma solução de segurança comprovada

Atenção, empresas já certificadas!
Processadoras vidreiras que possuem o selo Inmetro precisam atualizar o sistema de qualidade para a versão 2015 da ISO 9001. O limite para a utilização da versão anterior foi setembro deste ano.

Segundo Ed Silva, um dos fatores que mudaram é o processo de gestão de riscos, que agora possui nova metodologia. Para mais informações, entre em contato com a Abravidro pelo e-mail abravidro@abravidro.org.br.

Este texto foi originalmente publicado na edição 550 (outubro de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters