Vidroplano
Vidroplano


Conheça as certificações disponíveis para processadoras vidreiras

03/08/2023 - 15h56

De tempos em tempos, O Vidroplano reforça junto aos processadores a importância da certificação de seus vidros temperados junto ao Inmetro. Outros processos realizados nas empresas de beneficiamento de vidros, assim como diferentes aspectos de seu funcionamento, também contam com certificações disponíveis. Conheça quais são a seguir.

 

Variedade
O Inmetro atua na certificação de vidros temperados com base nas determinações presentes na Portaria Inmetro nº 327/2007. Por sua vez, a Organização Mundial de Padronização (ISO – International Organization for Standardization) conta com quatro certificações distintas que podem ser aplicadas às processadoras vidreiras:

– ISO 9001 — Sistema de Gestão da Qualidade

– ISO 27001 — Gestão da Segurança da Informação

– ISO 45001 — Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional

– ISO 14001 — Sistema de Gestão Ambiental

Como os nomes apontam, enquanto o objetivo principal do Inmetro é avaliar a qualidade do produto fabricado e comercializado, as demais certificações dizem respeito à gestão das empresas, cada uma com determinado foco, como a qualidade, segurança de dados, questões ambientais, saúde e segurança dos colaboradores. Esses aspectos são observados independentemente dos produtos ou serviços praticados. Dessa forma, as certificações ISO também estão disponíveis para as beneficiadoras que não trabalham com têmpera.

“Essas normas possuem exigências pensadas para garantir melhor desempenho nas atividades de modo que as partes envolvidas tenham resultados diferenciados e, com isso, as empresas se mantenham sustentáveis”, ressalta Edweiss Silva, consultor da Abravidro para certificação do vidro temperado pelo Inmetro. “Um bom exemplo é a ISO 9001, utilizada em mais de 170 países.”

 

certificação2

Mais credibilidade
Todas as certificações mencionadas são voluntárias. Porém, é importante avaliar quais as exigências do segmento e dos clientes aos quais a processadora deseja atender, a fim de definir as mais adequadas e que garantirão a melhor oportunidade na hora de fazer negócios. Embora elas não sejam obrigatórias, alguns setores podem exigi-las para que a empresa possa fornecer produtos para determinado projeto.

Vale destacar ainda que uma mesma beneficiadora pode obter mais de uma – e, segundo Edweiss, isso traz diversas vantagens estratégicas. “Além de maior visibilidade pelo consumidor, seja final ou intermediário, a contratação de outras certificações pelo mesmo organismo reduz significativamente os custos envolvidos, pela possibilidade de os eventos serem planejados para a realização simultânea dos processos.”

 

Para vidros automotivos
Se sua empresa trabalha com vidros automotivos, atenção: as portarias Inmetro MDIC nº 156/2009 e MDIC nº 157/2009 determinam a obrigatoriedade de que os produtos sejam certificados.

 

certificação3

 

Essas publicações exigem que o fabricante tenha um sistema de gestão que garanta a qualidade dos vidros em relação ao atendimento às exigências das normas técnicas. Edweiss informa que, além disso, caso a empresa tenha interesse em fornecer os produtos para montadoras de veículos, outras certificações poderão ser exigidas, como a do Departamento de Transporte [DOT], no caso dos Estados Unidos; a da Comissão Econômica para a Europa [ECE] para os países desse continente; e a do Sistema de Certificação Compulsória de Produtos [CCC], na China, sendo que cada uma dessas tem particularidades específicas para seu mercado.

No Brasil, a certificação para empresas do segmento automotivo é a IATF 16949 — Sistemas de Gestão de Qualidade no Setor Automotivo, desenvolvida pela Força Tarefa Automotiva Internacional (International Automotive Task Force – IATF). Ela é bem similar à norma ISO 9001, porém com exigências adicionais e bem específicas.

 

Quem cuida das certificações?
O Inmetro é o órgão que regulamenta todas as certificações no Brasil, criando as regras e aprovando os organismos responsáveis pelas avaliações e emissão dos certificados.

 

Tempo e preparativos necessários
Em média, cada certificação pode ser obtida em um período de dois a quatro meses, dependendo da disponibilidade do organismo e logística. Para isso, as beneficiadoras já devem contar com um sistema de gestão devidamente implementado.

Antes de procurar o Organismo de Certificação, é importante que a empresa trabalhe junto a um profissional ou grupo de consultoria especializado na área pretendida. No caso dos temperados, a Abravidro oferece essa consultoria com um valor exclusivo para seus associados. Edweiss é o responsável por acompanhar todos os procedimentos, auxiliando as processadoras no que for necessário para se adequar a esses requisitos.

Este texto foi originalmente publicado na edição 577 (janeiro de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters