Vidroplano
Vidroplano

Certificação para temperados traz benefícios ao setor

31/08/2023 - 11h56

Transmitir a mensagem de que o vidro oferece segurança é parte relevante do trabalho de nossas empresas – ainda mais quando a errônea ideia de ele ser um material “frágil” segue presente entre muitas pessoas. A boa notícia é que existe uma ferramenta muito eficaz para combater essa fake news: a certificação do temperado, o vidro processado mais consumido no Brasil. Da processadora ao consumidor, todos se beneficiam com a chancela do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para o produto. Confira os motivos para isso nas páginas a seguir.

Garantias
A certificação voluntária para vidros temperados é concedida pelos chamados Organismos de Certificação de Produto (OCP), acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro.

Para ser aprovada, a empresa precisa passar por três avaliações:

  • Processo de fabricação: deve estar adequado para produzir itens de qualidade, seguindo os requisitos da portaria do Inmetro que regulamenta a certificação;
  • Sistema de gestão da qualidade: é obrigado a atender determinados requisitos da norma mundial ISO 9001;
  • Ensaios: os vidros precisam ser aprovados nos ensaios estabelecidos pela norma técnica ABNT NBR 14698 — Vidro temperado.

Complicado? Muito pelo contrário!
É importante desmitificar a suposta “complexidade” do processo de certificação. Várias empresas acreditam ser algo extremamente burocrático, que demanda muito tempo, atenção e dinheiro. Não poderiam estar mais enganadas!

“Muitos empresários, quando decidem pela certificação, ficam surpreendidos logo na visita inicial de nossa consultoria, pois conseguimos verificar o quanto a empresa já está adequada para atender boa parte dos requisitos necessários”, explica Edweiss Silva, consultor da Abravidro para certificação Inmetro. Após a elaboração do cronograma de atividades, é possível determinar quando a empresa estará pronta para receber a visita do auditor (um representante do OCP) – o prazo costuma ser de dois a quatro meses.

Dois pontos comuns na preparação demandam maior atenção para o atendimento total dos requisitos. Um deles é a rastreabilidade – a habilidade de rastrear um produto, de forma que seja possível saber sua localização e identificar o seu histórico, desde o recebimento da matéria-prima até a entrega ao cliente. “Na maioria dos casos, as empresas já possuem um sistema informatizado com a rastreabilidade completa, mas como isso nunca foi solicitado a elas por ninguém, o método não é implementado”, alerta Ed.

O segundo ponto é o correto armazenamento dos produtos durante toda a produção. Em relação a esse quesito, a própria processadora pode providenciar a confecção de cavaletes para guardá-los da maneira certa, normalmente em locais estratégicos para agilizar as tarefas, protegendo-os de intempéries como umidade, por exemplo.

Outro paradigma que precisa ser quebrado é o de que a empresa só pode contratar o OCP quando estiver com tudo “perfeito”. “Sempre tento mudar esse pensamento dizendo que a norma de referência (ISO 9001) orienta que se busque a melhoria contínua dos processos/produtos. Com esse olhar, podemos usufruir dos benefícios da certificação de forma simples, para que as mudanças planejadas sejam vistas nas próximas visitas de manutenção como uma forma de evolução da empresa”, afirma Ed. “Afinal, nunca teremos esses processos em total perfeição, pois sempre haverá possibilidade ou necessidade de mudança e melhoria.”

Quais as vantagens para a empresa?

  • A implementação de melhorias no processo produtivo resulta em maior controle dos procedimentos, eliminando desperdícios e retrabalhos, além de reduzir consideravelmente os custos de produção;
  • Permissão para colocar o selo com as logomarcas do Inmetro e do OCP nos produtos certificados;
  • Proteção jurídica contra reclamações. “Já presenciamos casos de ações de clientes voltadas à qualidade do produto comercializado, e o fato de a empresa ter a certificação foi corroborativo para uma decisão favorável a ela. Afinal, a certificação é um atestado de que produtos e processos de fabricação atendem os requisitos normativos e regulamentações legais”, relata Ed;
  • Possibilidade de atender mercados que exigem padrão de segurança atestado, como as grandes construtoras.

Facilitando o caminho
A Abravidro fomenta a certificação do vidro temperado desde a década de 2000, auxiliando mais de cem empresas a conquistarem a chancela. A associação oferece consultoria para as empresas que buscam a certificação, trabalho realizado por Edweiss Silva durante a preparação para a auditoria. E para quem é associado da Abravidro há facilidades imperdíveis, incluindo valores exclusivos e melhores condições para:

  • Consultoria;
  • Contratação dos OCPs: são quatro com parceria com a Abravidro – ABNT, Instituto Beltrame da Qualidade (Ibelq), Instituto Falcão Bauer da Qualidade (IFBQ) e SGS;
  • Contratação do laboratório de desempenho homologado pelo Inmetro para a realização dos ensaios de desempenho: são dois com parceria com a Abravidro – IFBQ e SGS.

É associado Abravidro? Então, não perca tempo e usufrua de seus benefícios. Ainda não faz parte da maior entidade vidreira do Brasil? Entre em contato com nossa área de atendimento pelo e-mail abravidro@abravidro.org.br ou telefone (11) 3873-9908 e associe-se já!

Mais segurança para o consumidor
É comum encontrar na imprensa notícias envolvendo celebridades e quebra de vidros, principalmente boxes de banheiro. O real motivo para esses acidentes quase nunca é abordado (instalação malfeita, falta de manutenção periódica nas estruturas, uso de vidro comum onde era para ser vidro de segurança etc.), o que só ajuda a perpetuar a falsa ideia de fragilidade de nosso material.

Como dissemos na abertura da matéria, a certificação ajuda a combater essa situação, pois um produto em conformidade com as normas técnicas trará segurança ao consumidor final. Para conhecer os benefícios da chancela a quem consome vidro, conversamos com os quatro OCPs parceiros da Abravidro.

“A certificação do vidro temperado é a garantia de que o consumidor está adquirindo um produto que atende critérios de segurança e desempenho, conforme legislação em vigor. Além disso, o consumidor tem a confiança de que a certificação é a garantia de que o material mantém um padrão de qualidade.”
Sergio Pacheco, gerente de Certificação de Produtos da ABNT

“A experiência geral do usuário é melhor com produtos certificados, pois estão aptos a ter o desempenho esperado, incluindo segurança e durabilidade. Isso aumenta a satisfação do cliente, a tranquilidade em relação à compra e a probabilidade de recomendar o material a outras pessoas. Sem a certificação, o consumidor não tem certeza se pode confiar no produto antes de instalá-lo. Ela se torna, assim, uma ferramenta de comprovação.”
Karina Rago, diretora técnica do Ibelq

“O Programa de Avaliação da Conformidade estabelecido para o vidro temperado foi criado tendo como base a avaliação dos riscos associados e com o objetivo de garantia da segurança do produto durante sua utilização. Dessa forma, considerando que o material possui características diferentes para aplicações que demandam maior garantia, o nível de segurança do produto poderá ser avaliado pelo consumidor por meio do selo de identificação da conformidade, que demonstra o pleno atendimento aos critérios exigidos para essa avaliação.”
Lenice Silva Rocha, do IFBQ

“A certificação de temperados é importante para os consumidores finais devido à segurança aprimorada, proveniente dos testes rigorosos de controle de qualidade. Esses produtos, adequados às normas, reduzem os riscos associados a acidentes, além de elevar o valor agregado ao produto e proporcionar garantias do fabricante, o que reforça a confiança dos clientes na sua decisão de compra.”
Ricardo Josefik, executivo de Vendas do SGS

Este texto foi originalmente publicado na edição 608 (agosto de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da foto de abertura: noprati/stock.adobe.com



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters