Vidroplano
Vidroplano

Como a digitalização pode ajudar as empresas

21/07/2020 - 12h07

Escrito por Rogério Dias

Você já reparou que, apesar de o mundo estar cada vez mais conectado, as empresas ainda continuam lutando para digitalizar suas cadeias de negócios? A explicação é simples: os líderes já entenderam que salvar arquivos na nuvem e usar aplicativos móveis para estimular a comunicação entre os colaboradores é apenas uma pequena parte do que chamamos de transformação digital.

Para tornar as companhias realmente mais efetivas e inteligentes, é preciso mergulhar fundo e extrair o máximo valor das tecnologias, sobretudo em relação à análise de dados. É essa a grande vantagem da digitalização: impulsionar as oportunidades de melhoria da eficiência operacional e de geração de negócios. E isso fica ainda mais evidente em tempos de crise.

Pesquisas indicam que as companhias com cultura digital mais sólida reagiram melhor às mudanças provocadas pela Covid-19, descentralizando seus times, otimizando a experiência dos clientes e redirecionando as análises de cenário para avaliações mais estratégicas.

Por outro lado, consultorias internacionais avaliam que mesmo as grandes corporações globais avançaram muito pouco em seus projetos de modernização. Em média, essas empresas digitalizaram menos de 30% das operações internas e de vendas. No Brasil, pesquisas mostram que mais de 40% das organizações adotaram o home office durante a pandemia e 20% delas citam o nível de digitalização dos processos como um desafio. Vejo duas razões para esses números:

A necessidade de equilibrar os investimentos entre o hoje e o amanhã: produzir mais e reduzir os custos sempre foi o binômio básico dos negócios e focar planos em longo prazo pode ser algo bastante desafiador para as companhias de um modo geral.

A digitalização é um processo complexo, exige engajamento e especialização. Além de gerenciar o dia a dia, as equipes também precisam lidar com o aumento exponencial no volume e na variedade de dados a serem digitalizados.

A crise provocada pela pandemia mostra, porém, que, por mais complexa que seja essa jornada, investir em digitalização é imprescindível para as corporações se sustentarem na era da Indústria 4.0. A. Em tempos de Covid-19, é preciso manter os negócios funcionando. A digitalização ajuda a criar um ambiente inteligente e previsível, simplificando o monitoramento e a manutenção da alta performance das operações.

Rogério Dias é chief of Staff da Qintess, empresa fornecedora de soluções de tecnologia

Este texto foi originalmente publicado na edição 571 (julho de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters