Vidroplano
Vidroplano

Como o vidro funciona em lupas?

02/02/2023 - 16h06

Uma lupa pode parecer algo antiquado hoje em dia, vista apenas em filmes de Sherlock Holmes, mas tem várias serventias: esse instrumento é bastante útil para ampliar nossa visão de letras pequenas, observar insetos numa árvore ou facilitar a identificação de detalhes em superfícies. Mas você já parou para pensar em como elas funcionam?

As lupas são geralmente feitas com uma lente de vidro convexa – isto é, cuja superfície se curva para fora. Embora o olho humano não seja capaz de perceber, a luz viaja em velocidades diferentes de acordo com a substância que ela atravessa: no vidro ou plástico ela passa de forma mais lenta, enquanto no ar a velocidade dela é maior.

Quando a luz atinge o vidro em algum ponto, logo ela se move em direção ao centro da lente. Por isso, as lentes das lupas chamam-se convergentes, pois todos os feixes de luz vão para o mesmo ponto. Dessa forma, ao posicionar um objeto entre a lente e seu foco principal, o resultado é uma imagem maior, mais focada e nítida.

Vale destacar que as lupas também podem concentrar raios de luz, criando um foco de calor que pode até mesmo atear fogo no ponto em questão.

Este texto foi originalmente publicado na edição 601 (janeiro de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da foto de abertura: De Andrey Popov/stock.adobe.com



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters