Vidroplano
Vidroplano

Como se preparar para crescer?

22/11/2018 - 09h50

Escrito por Denis Luna

O desenvolvimento de uma empresa é sempre positivo aos olhos dos proprietários — embora seja comum aparecerem as chamadas “dores do crescimento”. Afinal, deve-se mudar muito para que se acompanhe a nova demanda. O que era para ser um momento feliz acaba se tornando mais um problema nas costas do empreendedor.

Mas isso não precisa ser sempre assim: é imprescindível que as empresas se planejem e se preparem para atuar em outro patamar. Será que o crescimento da demanda é apenas uma questão sazonal do mercado ou a empresa está efetivamente vislumbrando um aumento nos negócios em médio e longo prazos? Ter essa resposta é crucial para não tomar decisões equivocadas. Se o crescimento for resultado de algo que não tende a ser permanente, não cabe fazer investimentos a fim de ampliar a capacidade produtiva. Caso contrário, o que seria um lucro extra pode se tornar prejuízo.

Descartada essa hipótese, é hora de repensar a empresa a partir de um novo panorama:

– Analisar sua saúde financeira e planejar os investimentos estruturais necessários — compra de maquinários, ampliação do espaço físico, contratações;

– Fazer com que a equipe esteja ciente do momento enfrentado. Se em uma empresa com dez funcionários as informações são rapidamente disseminadas, o mesmo não acontece em uma com cinquenta, por exemplo. É preciso estruturar novos processos e capacitar as pessoas. Com isso, o setor de recursos humanos assume um papel fundamental e estratégico;

– Investir na inteligência do negócio. Não se pode deixar de lado a parte mais “mental” da companhia, ou seja, os softwares. Muitas soluções tecnológicas são capazes de automatizar processos burocráticos, de baixo valor agregado, que tomam tempo dos colaboradores e ainda ampliam os riscos de erros banais;

– Buscar ajuda. Esse desafio vai demandar mais preparo do líder. Cabe destacar a necessidade de se manter atualizado, fazendo cursos e até participando de eventos do setor a fim de descobrir novas oportunidades e possibilidades de mercado.

Planejamento será sempre a melhor opção para quem deseja se livrar, ou pelo menos reduzir, as tão temidas “dores do crescimento”.

Denis Luna
é empresário, treinador de empresários e sócio da ActionCOACH São Paulo

Este texto foi originalmente publicado na edição 551 (novembro de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters