Como se preparar para o novo crescimento? - ABRAVIDRO
Vidroplano
Vidroplano

Como se preparar para o novo crescimento?

09/05/2018 - 12h00

Escrito por Samantha Pacheco

Alguns indícios mostram que o pior da tempestade econômica está passando. Porém, já é possível se antecipar para um novo ciclo de crescimento. Como o empresário pode se planejar para isso?

- Mantenha o controle dos indicadores financeiros
Gerir uma empresa sem conhecer esses indicadores é pilotar um avião sem painel de controle. Eles podem te ajudar a entender resultados, perceber mudanças no comportamento dos clientes e fazer você se antecipar a novas necessidades do público-alvo.

- Use a tecnologia a seu favor
Hoje a tecnologia está em tudo o que fazemos e o empreendedor deve olhar para essa realidade e buscar como pode usá-la a seu favor. Existem diversos recursos que podem otimizar o trabalho, agilizar o atendimento e aumentar os resultados, desde o uso de ERP até de aplicativos mobile para se relacionar com os clientes. Basta pesquisar um pouco que você encontrará ótimas soluções para o seu negócio.

- Mantenha-se próximo do cliente
Somente interagindo com ele será possível criar vínculos. É importante entender o que o cliente precisa, como consome seu produto e, principalmente, como gostaria de consumir.

- Treine e valorize os colaboradores
São eles que estão na linha de frente, em contato com o cliente. Nem todo treinamento precisa ser terceirizado: você pode desenvolver conteúdos e apresentá-los à equipe em treinamentos relâmpagos de poucos minutos por dia.

- Entenda sobre pessoas
Todo empreendedor precisa entender sobre o comportamento humano. Seus clientes, seus colaboradores, seus fornecedores são pessoas que estão em contato com você o tempo tudo. Quem não entende de pessoas, não entende de negócios.

Samantha Pacheco
Gerente de Expansão de Franquias da Bubblekill e especialista em Marketing pela FGV, atua no setor de franchising desde 2007.

Este texto foi originalmente publicado na edição 545 (maio de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters