Vidroplano
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Competitividade nas pequenas empresas

21/03/2019 - 09h48

Escrito por Julio Cesar Santos

Você conhece os seus concorrentes? Eles são, muitas vezes, algo mais conceitual que a empresa do seu bairro que vende os mesmos produtos. Por exemplo, qual a concorrência de um piloto de Fórmula 1? Os demais membros do grid de largada ou o cronômetro?

No mundo moderno, em que a competitividade é abundante, faz-se necessário que os pequenos empresários identifiquem os verdadeiros adversários no mercado.

A importância de olhar para si mesmo
A maior adversária de uma organização talvez seja ela mesma, graças a erros na execução de pedidos e não cumprimento de prazos. Os concorrentes, ao contrário, mais ajudam que atrapalham, pois são os responsáveis por forçar as empresas a inovar e a crescer.

O fator cliente
Na economia moderna, o cliente é o rei. Por isso, é possível afirmar que os consumidores apaixonados ou rancorosos são oponentes das empresas, pois podem construir ou destruir a imagem delas e de seus produtos. Sendo assim, com a competitividade avassaladora entre as organizações (sejam de pequeno, médio ou grande porte), mais do que nunca é necessário apostar no associativismo, para que empresas busquem juntas benefícios para seu setor.

Competição globalizada
Numa economia globalizada, na qual o mundo empresarial está baseado na inovação constante, os adversários são inusitados. As telecomunicações concorrem com as passagens aéreas, a televisão com o varejo e os computadores com os despachantes. Portanto, deve-se ficar atento a outros setores que podem roubar seus clientes.

Em resumo, hoje vivenciamos o momento da “gestão compartilhada” entre aqueles que antes eram inimigos nos negócios. O melhor exemplo disso são as redes de compras formadas por pequenos supermercados, farmácias ou padarias. Diante disso, empresários precisam entender que é preciso se unir a fim de poder competir com o mundo todo — esse, sim, o maior concorrente de qualquer negócio.

Julio-Cesar-S-SantosJulio Cesar Santos
Possui MBA em marketing no mercado globalizado e complementação pedagógica, é consultor, palestrante, articulista e escritor de livros sobre gestão, como Estratégia: o jogo nas empresas.

Este texto foi originalmente publicado na edição 555 (março de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



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