Vidroplano
Vidroplano

Confira as novidades das entidades regionais em SC e SP

04/04/2024 - 10h21

Foto: José Corrêa

Foto: José Corrêa

 

Em Santa Catarina
Lançado oficialmente no dia 1º de março, o Vidro Solidário é fruto de uma parceria firmada entre Ascevi-SC, Sindicavidros-SC, Verallia (fabricante de embalagens de vidro para bebidas e alimentos), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Catarina Vidros (empresa de reciclagem) e Banco de Alimentos de Santa Catarina.

O objetivo da iniciativa é aumentar a reciclagem de vidro plano no Estado – seja de janelas, espelhos e boxes de banheiro ou peças utilizadas pela construção civil em fachadas, guarda-corpos, mirantes, piscinas e outras estruturas.

A partir deste mês, a Catarina Vidros disponibilizará caçambas exclusivas para a coleta do material de vidraçarias associadas à Ascevi e ao Sindicavidros-SC. O volume arrecadado mensalmente será pesado e convertido em reais (R$), direcionados ao Banco de Alimentos de Santa Catarina para a compra de comida a ser entregue gratuitamente às entidades previamente cadastradas.

Durante o evento de lançamento do projeto, Alexandre Athayde, presidente da Ascevi, e Samir Cardoso, presidente do Sindicavidros, ressaltaram a importância da união entre todos os participantes na elaboração da iniciativa, destacando a forma de aliar sustentabilidade e responsabilidade social em uma única ação.

 

Foto: @21studio/Freepik.com / Divulgação Sinbevidros-SP

Foto: @21studio/Freepik.com / Divulgação Sinbevidros-SP

 

Em São Paulo
Durante assembleia realizada no dia 29 de fevereiro, o Sinbevidros-SP anunciou o lançamento do curso “Finanças e Gestão de Negócios para Empresários do Setor Vidreiro”. O treinamento, desenvolvido em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), e voltado para empresários e diretores das indústrias vidreiras de todo o Brasil, tem como objetivo auxiliar em importantes decisões do dia a dia, incluindo assuntos como margem de contribuição, lucratividade, precificação e rentabilidade, com conteúdo alinhado às tendências e práticas do mercado. A primeira turma do treinamento terá aulas nos dias 7, 8, 28 e 29 de junho. Os docentes são profissionais mestres e doutores da FGV.

 

Foto: @thanyakij-12/Freepik.com / Divulgação Sincomavi-SP

Foto: @thanyakij-12/Freepik.com / Divulgação Sincomavi-SP

 

Ainda em São Paulo
O Sincomavi-SP realizou o webinário Desafios da regulamentação da Lei de Igualdade Salarial no dia 14 de março. Mais de cinquenta pessoas acompanharam a apresentação feita pelo advogado Marcelo Pinto, que também atua como mediador de conflitos empresariais trabalhistas, negociador sindical e consultor de RH. Ele falou a respeito da Lei 14.611/23 e da igualdade salarial entre mulheres e homens. O palestrante abordou o histórico legal relacionado ao tema, destacando a Lei 14.457/22 (que instituiu o Programa Emprega + Mulheres), e explicou como as empresas devem elaborar um Plano de Ação para Mitigação da Desigualdade Salarial entre Mulheres e Homens e estabelecer canais de denúncias trabalhistas.

Este texto foi originalmente publicado na edição 615 (março de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters