Vidroplano
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Conheça mais sobre o dia a dia dos vidraceiros

05/06/2023 - 11h24

O Dia do Vidraceiro é celebrado em 18 de maio. A ocasião é mais que merecida – afinal, são esses profissionais que aproximam o consumidor final do vidro, desempenhando assim uma função essencial para a continuidade de todo o nosso setor.

Para a reportagem deste mês desta seção, O Vidroplano conversou com vidraçarias de diferentes partes do Brasil para saber como é o dia a dia delas, quais os principais desafios desse mercado e o que mudou nele desde quando essas empresas começaram até os dias atuais. Conheça também algumas ações da Abravidro voltadas para esse segmento.

Evolução do mercado
O vidro passa por constantes avanços, seja com o desenvolvimento de novos produtos, seja com novas formas para seu uso. Essas mudanças, é claro, são sentidas diretamente por quem trabalha com sua venda e instalação.

“Desde que começamos, muitas coisas mudaram. Houve um amadurecimento quanto à aplicação dos vidros e um aprimoramento de normas e procedimentos. Também surgiram novos modelos, produtos e aplicações na arquitetura”, conta Jaqueline Fazolim, gerente de Projetos e Relacionamento da Fazolim Vidros, de São Bernardo do Campo (SP) – a empresa iniciou as atividades em 1990 como representação comercial para vidros de movelaria e, em 2009, inaugurou sua primeira loja física para atuação como vidraçaria no segmento de construção civil.

Segundo Jaqueline, no começo da Fazolim havia muita dificuldade devido à falta de conhecimento técnico e de locais em que pudessem encontrar essas informações. Nesse sentido, o acesso a normas técnicas e a cursos e atividades de capacitação profissional é bem mais disseminado nos dias atuais. “Hoje, além do know-how, temos uma demanda muito maior de volume de obra e qualidade de aplicações. E, claro, não podemos deixar de lado a evolução tecnológica de produtos e acessórios que fez nosso mercado crescer tanto”, destaca Jaqueline.

Victor Romão, diretor da R4 Tecnologia em Vidros, de Salvador, também observa diferenças na atuação dos vidraceiros hoje em relação ao seu início – sua empresa existe há 10 anos, mas seu corpo técnico já trabalha com vidros há mais de 40. “Tivemos uma mudança comportamental nesses últimos quatro anos devido à pandemia. Por outro lado, também temos uma cobrança maior em relação à segurança do trabalho e às exigências dos clientes de poder aquisitivo maior”, aponta Romão.

Antigas e novas necessidades
Além das mudanças vindas com o tempo, a experiência adquirida pelas vidraçarias também muda suas prioridades e necessidades. “Qualquer negócio, quando começa, sempre tem como preocupação principal a captação de clientes. A prioridade seguinte é a busca por qualidade de mão de obra”, relata Andrea Oliveira, sócia-proprietária da vidraçaria paulistana Silvestre Vidros, presente no mercado há 25 anos.

Já as vidraçarias estabelecidas tendem a focar seus esforços na expansão das atividades, atualização de conhecimentos e qualificação da equipe. “Nossa rotina teve uma total mudança desde nosso início. Hoje temos, por exemplo, a oferta de novos produtos, bem como a capacidade de atender clientes como arquitetos e construtoras”, destaca Gilberto Bonetti, proprietário da On Glass Vidraçaria, da cidade gaúcha de Carlos Barbosa.

Bonetti ressalta, no entanto, que a busca por clientes – tanto para conquistar novos compradores como para fidelizar aqueles que já fizeram negócios com a vidraçaria – nunca deixa de ser uma prioridade: “Estamos no mercado desde 2017. Nosso principal desafio quando começamos foi conquistar clientes, por se tratar de uma vidraçaria nova. Fomos construindo nossa imagem por meio de pesquisas e estudos, desde o nome até a logomarca e as cores. O desafio de hoje é manter o conquistado e sempre aperfeiçoar.”

Crédito: Divulgação Fazolim

Crédito: Divulgação Fazolim

 

Concorrência cada vez maior
Os profissionais ouvidos por O Vidroplano também consideram que o número de vidraçarias hoje é maior do que o de quando começaram. “Em nossa loja principal, situada no ABC paulista, brincamos que, se alguém gritar ‘vidro’ no meio da rua, com certeza pelo menos seis vidraceiros vão aparecer”, comenta Jaqueline, da Fazolim.

A gerente acrescenta que a concorrência para pequenos vidraceiros é muito maior, pois, quem procura preço baixo e coisas simples tem muito mais opções. “Nesse sentido, temos uma estrutura formada e uma carta de clientes arquitetos. A concorrência não é tão alta, mas ainda enfrentamos muitos desafios para justificar os custos, pois muitos ainda têm aquele pensamento de que ‘vidro é vidro’, sem entender as diferenças entre cada tipo.”

Infelizmente, entre essa grande concorrência, há estabelecimentos que tentam ganhar o cliente oferecendo preços muito baixos às custas do descumprimento de normas e ofertando produtos e serviços de baixa qualidade. “Parece que muitas vidraçarias fazem questão de trabalhar fora de norma apenas para ganhar, de forma desleal, concorrências de serviços em que o cliente acredita que está contratando um profissional qualificado”, lamenta Romão, da R4.

A visão de Romão é compartilhada por Andrea Oliveira, da Silvestre Vidros: “Notamos que há empresas no nosso segmento que não seguem as normas de segurança, colocando assim em risco o consumidor que as desconhece. E, infelizmente, o cliente muitas vezes só vê o preço e não enxerga a segurança”, observa a profissional – vale destacar que esse descumprimento das normas prejudica não só as vidraçarias que cumprem as determinações técnicas para seus produtos e serviços, mas também o setor vidreiro como um todo, incluindo o próprio usuário final.

A importância das normas para as vidraçarias
Se muitas empresas pelo Brasil insistem em ignorar as orientações presentes nas normas técnicas, também é possível encontrar outras que conhecem e seguem esses documentos. “Felizmente, há vidraçarias boas surgindo no mercado, com foco na especificação técnica devida”, observa Jaqueline. Gilberto Bonetti, da On Glass, faz uma ressalva: “A adoção e cumprimento das normas podem melhorar muito ainda, pois cabe a nós reportar ao cliente sobre a importância de sua utilização”.

Falando em normas, a ABNT publicou em 2020, um pouco antes do início da pandemia, a ABNT NBR 16823 — Qualificação e certificação do vidraceiro – Perfil profissional, que define os parâmetros e requisitos para a qualificação dos vidraceiros, promovendo o exercício de suas tarefas com qualidade e segurança.

“Trabalhamos com vidro, um material que requer uma série de cuidados, e por isso todos os vidraceiros precisam estar devidamente qualificados para o serviço e seguir as determinações de segurança presentes nas normas”, avalia Andrea, da Silvestre. A mesma opinião é compartilhada por Bonetti: “Normas existem para serem seguidas. E manter-se capacitado e atualizado é primordial para os negócios”.

Presença física e digital
Uma das principais mudanças de comportamento das vidraçarias, sejam grandes ou pequenas, é a importância de sua presença na Internet. Isso independe de quando ela começou. Gilberto Bonetti, da On Glass Vidraçaria, enfatiza o peso das redes sociais na visibilidade e divulgação das vidraçarias no mercado: “Elas hoje são a base de tudo, por permitir um alto alcance de pessoas a um baixo custo”. Andrea Oliveira considera que tais características tornam esses espaços uma vitrine valiosa para qualquer vidraçaria: “As redes sociais hoje são muito importantes para a divulgação de novos produtos e das obras executadas.” Victor Romão, por sua vez, comenta: “Acredito que, hoje, a R4 consegue divulgar seu trabalho usando apenas essas redes”.

É uma realização pessoal notar o desenvolvimento tecnológico chegando às vidraçarias, comemora Jaqueline. “É prazeroso ver tamanha evolução. Confesso que estou ansiosa com relação ao que virá para os próximos dez anos. Creio que o nosso mercado vai se desenvolver muito; só espero, de coração, que com esse crescimento venham os estudos e a capacitação de profissionais, pois ainda falta muita informação técnica em nosso mercado.”

 

Conheça algumas ações da Abravidro para vidraçarias

#TamoJuntoVidraceiro
A campanha foi elaborada em conjunto com vidraceiros para conscientizar os processadores sobre as boas práticas que eles devem ter com os vidraceiros em relação ao cumprimento das normas técnicas, atendimento, política comercial e orientações técnicas, além de trazer materiais informativos sobre os diferentes tipos de vidro e onde cada um deles pode – ou não pode – ser aplicado, como a tabela Que vidro usar?.

De Olho no Boxe
O programa foi desenvolvido para levar conhecimento técnico sobre a norma ABNT NBR 14207 — Boxes de banheiro fabricados com vidros de segurança, de forma fácil de entender. Além de orientar os vidraceiros sobre os cuidados que devem ser tomados na instalação dos boxes de banheiro, o programa também chama a atenção dos consumidores finais para a necessidade de que procurem a vidraçaria responsável pelo produto adquirido para fazer sua manutenção preventiva a cada doze meses, gerando oportunidade de novos negócios e evitando a ocorrência de quebras.

Para sua vidraçaria
As reportagens da seção “Para sua vidraçaria” em O Vidroplano apresentam novas ideias para sua empresa levar sempre produtos e serviços de qualidade e com maior variedade de opções para seu cliente, de forma que sua vidraçaria consiga se destacar da concorrência e obter melhores resultados no final do mês.

Vídeos informativos
O canal da Abravidro no YouTube conta com vários vídeos que abordam temas ligados ao dia a dia desses profissionais. Eles são curtos, rápidos de assistir e vão direto ao ponto, trazendo dicas para diferentes tipos de instalação, explicações sobre o conteúdo das normas e os cuidados para a realização do trabalho com qualidade e segurança.

Este texto foi originalmente publicado na edição 605 (maio de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da foto de abertura: ikonoklast_hh/stock.adobe.com



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