Vidroplano
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Conheça mais sobre os setores de RH e finanças

27/09/2022 - 13h48

Em agosto, O Vidroplano deu início a uma série especial sobre gestão de vidraçarias, buscando apresentar dicas de como organizá-las de acordo com as etapas de administração. Este mês, o foco é em dois setores voltados para o interior da empresa, o de pessoas (ou recursos humanos) e o de controle financeiro.

A seguir, entenda as atribuições e a importância de cada uma dessas áreas para o funcionamento de sua vidraçaria.

Os temas da série especial

Agosto: comercial e marketing

Setembro: controle financeiro e pessoas (RH)

Outubro: qualidade e produção (logística e montagem)

RH: muito além das contratações

Segundo Henrique De Lorenzi, sócio-proprietário da empresa Promos e professor de RH e Gestão da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), o setor de recursos humanos não se limita somente a contratar, demitir e estar atento aos horários de trabalho de cada colaborador: “Ele cuida de todas as funções trabalhistas, burocráticas e processos para que exista maior integração entre os funcionários e a empresa, bem como entre um funcionário e outro, de maneira que o clima coorporativo seja o melhor possível.”

Entre as atribuições desse setor, Lorenzi cita:

  • Recrutamento e Seleção (R&S);
  • Definição de cargos e salários;
  • Pagamentos;
  • Desenvolvimento pessoal e empresarial;
  • Benefícios;
  • Estratégias;
  • Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO);
  • Treinamentos;
  • Férias;
  • Demissões

Enio Pinto, gerente de Relacionamento com o Cliente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), aponta que o setor lida diariamente com questões que devem ser encaradas com seriedade dentro da organização, principalmente por determinar e verificar a boa efetividade dos colaboradores. “Trata-se, assim, de uma área com grande importância para o desenvolvimento de uma empresa. Afinal, para alcançar os melhores resultados, é estratégico cuidar da motivação e qualificação das equipes de funcionários, buscando também manter talentos”, avalia o executivo.

Quem toma conta?

Muitas empresas pequenas – e isso inclui vidraçarias – não dispõem de um setor próprio de RH, com o próprio dono cuidando diretamente desses processos. Isso pode ser um problema para o vidraceiro?

Henrique de Lorenzi, da Promos, orienta que, se o próprio gestor da vidraçaria for cuidar dessa área, é fundamental que passe por uma capacitação. Embora alguns proprietários possam considerar que um curso de RH represente um custo desnecessário, o incômodo causado por essa “economia financeira momentânea” será muito maior. “A má gestão pode gerar uma série de problemas, como a contratação de alguém por relacionamento e não por qualificação, riscos financeiros causados por um processo malfeito de dispensa de colaboradores, além do desgaste com os clientes.”

Gisele Muniz, CEO da Everart, de São Paulo, conta que a vidraçaria ainda não possui alguém exclusivo para cuidar dos recursos humanos devido aos custos, mas considera que isso faz muita falta especialmente para garantir boas contratações. “Estamos passando por muitas mudanças no momento, e uma delas é a busca por um profissional de RH para captação de pessoal para preenchimento de vagas. Outra ação a ser tomada é a confecção de um regulamento interno para adequação de questões importantes”, destaca a dirigente.

A Decorvid, de Campinas (SP), já estruturou seu setor de RH e o considera ser de grande importância para a agilidade nos processos. “Nós nos preocupamos em contratar pessoas que tenham disposição de aprender e queiram crescer pessoal e profissionalmente, além de priorizarmos a harmonia em nossa convivência, investindo em treinamentos para acompanhar as novas tecnologias e tendências do mercado”, relata Lourdes Caon Sakamoto, sua proprietária.

Dicas para organizar o RH

“Encontrar mão de obra qualificada é um grande desafio”, afirma Enio Pinto, do Sebrae. Por isso mesmo, ele lista algumas dicas que podem ajudar na hora da contratação:

  • Defina o perfil do profissional que deseja contratar, detalhando as funções e responsabilidades do cargo, bem como as habilidades exigidas para cumpri-las;
  • Priorize profissionais que se encaixem no “fit cultural” da empresa, ou seja, que apresentem visão e valores compatíveis com seu negócio;
  • Entenda onde estão esses profissionais – pedir indicações de professores e profissionais que atuam na área pode facilitar a busca;
  • Ofereça uma remuneração compatível com o cargo: a política salarial e o plano de carreira da empresa são considerados fatores determinantes na atração e retenção da mão de obra qualificada.

Além dos funcionários fixos, sabe-se que muitas vidraçarias frequentemente precisam contratar mão de obra autônoma para serviços pontuais – seja por imprevistos com sua equipe ou para agregar força de trabalho em uma obra e evitar atrasos na entrega. Para esses casos, Henrique de Lorenzi recomenda atenção especial: “O ideal é que no mínimo sejam microempreendedores individuais (MEI), pois a legislação trabalhista no Brasil é muito rígida com as empresas e qualquer tipo de irregularidade pode levar a uma autuação pelo Ministério do Trabalho e Emprego”.

Mantendo as finanças em dia

As principais atribuições do setor financeiro são:

  • Tesouraria;
  • Controle das contas a pagar e a receber;
  • Contabilidade;
  • Planejamento;
  • Gestão dos impostos;
  • Controle de riscos

“O controle de gastos é essencial para fornecer as informações necessárias sobre a rentabilidade e desempenho das atividades do negócio. Além disso, a gestão auxilia o planejamento, controle e desenvolvimento das diversas operações da empresa”, orienta Enio Pinto, do Sebrae. Ele explica que, com os dados obtidos durante esse levantamento rotineiro, é possível conseguir informações valiosas que influenciarão diretamente na tomada de decisões – por isso, não importa o valor, vale registrar tudo que entra e sai da empresa.

Considerando as responsabilidades do setor financeiro, é fundamental contar com pessoas qualificadas para cuidar dessa área. “Na nossa empresa, as ferramentas usadas são o fluxo de caixa e a consultoria: temos um contador, um economista que acompanha nossa evolução financeira por meio de estudos dos gastos”, explica Lourdes Sakamoto, da Decorvid. A Everart utiliza um software voltado para o segmento vidreiro: “Para usá-lo, temos aqui um funcionário capacitado para executar as funções do nosso departamento financeiro e administrativo”, conta Gisele Muniz.

Facilitando o controle financeiro

Atualmente, existem no mercado várias ferramentas que podem ajudar na gestão financeira de pequenas empresas como vidraçarias. Alguns desses softwares são voltados para negócios em geral, enquanto outros foram desenvolvidos especificamente para o setor vidreiro.

Entre as soluções disponíveis, Enio destaca o App Sebrae, aplicativo 100% gratuito e disponível para baixar no Google Play e na App Store. “Ele nasceu para ser uma ferramenta indispensável na vida de qualquer empreendedor, facilitando a gestão de um negócio com serviços como controle de fluxo de caixa, controle de pagamento dos boletos do MEI, emissão de boletos, assistente digital para tirar dúvidas e muito mais.”

Comunicação e capacitação

O setor financeiro lida com finanças, enquanto o de recursos humanos lida com pessoas. Apesar disso, o bom funcionamento de cada um deles é fundamental para que o outro também possa ter sucesso. Todas as áreas de uma empresa devem trabalhar em sinergia, com o mesmo propósito. Os objetivos estratégicos de uma empresa incluem o crescimento e otimização de recursos. Nesse sentido, o setor financeiro tem o importante papel de garantir o melhor uso do dinheiro, sem desperdícios – e, para ajudar nesse processo, o RH trabalha para reter talentos e melhorar a produtividade no trabalho.

Algumas ações podem ajudar nesse processo de sinergia:

  • Introduzir melhorias na comunicação interna;
  • Encontrar pontos em comum entre os dois setores;
  • Criar projetos em conjunto;
  • Usar a tecnologia para a integração dos setores;
  • Associar a integração à ideia de ganhos positivos.

Para Gisele, da Everart, o uso de softwares que permitem o gerenciamento das informações de forma unificada pode ajudar bastante nessa tarefa de integrar setores. Ela também reforça que a capacitação da equipe é essencial para o bom funcionamento não só dessas, mas de todas as áreas na vidraçaria. “Há várias particularidades, principalmente de cunho trabalhista e fiscal, sobre as quais os funcionários responsáveis precisam estar sempre atualizados para não ocorrer nenhum prejuízo. Por isso, eles precisam ter conhecimento, competência técnica e comportamental alinhados com a cultura da empresa”, afirma.

A qualificação também é importante para a Decorvid: “Nossos contratados sempre estão atualizando seus conhecimentos, em busca das melhores ferramentas para nosso crescimento”, relata Lourdes. O bom funcionamento dos dois setores é fundamental para a organização, contas em dia e a credibilidade da empresa junto aos fornecedores e à própria equipe.

Este texto foi originalmente publicado na edição 597 (setembro de 2022) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da foto de abertura: Image by Drazen Zigic on Freepik



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